BRINQUEDO: HISTÓRIA, CULTURA, INDÚSTRIA E EDUCAÇÃO

Autores

  • Aliandra Cristina Mesomo Lira

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n3p507-525

Palavras-chave:

brinquedo, história, ensino.

Resumo

O brinquedo representa um dos objetos culturais mais importantes nas experiências lúdicas vivenciadas pelas crianças. O artigo discute tal compreensão, abordando questões históricas e culturais que determinaram e determinam os usos e significados dos objetos lúdicos. Além disso, traz reflexões sobre o processo de industrialização dos brinquedos, destacando aspectos que intensificaram a produção e proliferação dos objetos, bem como sua utilização para fins educativos. Ao destacar esta questão, o texto apresenta alguns questionamentos ao uso de brinquedos como recurso didático para ensinar conteúdos e comportamentos às crianças nas instituições educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MESOMO LIRA, Aliandra Cristina. BRINQUEDO: HISTÓRIA, CULTURA, INDÚSTRIA E EDUCAÇÃO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 507–525, 2010. DOI: 10.7867/1809-0354.2009v4n3p507-525. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1730. Acesso em: 25 nov. 2024.