O PROFESSOR DESISTENTE. CONSTITUIÇÃO MEDIADA PELAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PELA CULTURA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n3p487-506Palavras-chave:
políticas educacionais, trabalho e profissão docente, cultura escolar.Resumo
As políticas educacionais “neoliberais”, implementadas nos anos de 1990, tiveram a pretensão de realizar ideais históricos dos professores; dentre eles, o de “escola de qualidade para todos”, por meio do conceito de “escola inclusiva”. Considerando o período de 60 anos de ampliação no atendimento no ensino fundamental, realizamos uma pesquisa sócio-histórica, analisando criticamente as conseqüências da progressão continuada. Constatamos a formação do professor desistente em exercício processo mediado pela cultura da escola e pela implementação do regime de progressão continuada, sem que houvesse mudança nas precárias condições de trabalho. Inicialmente, apresentamos a cultura da Escola pesquisada por meio de uma das práticas escolares que sintetiza diferentes temporalidades relacionadas à constituição histórica do atual ciclo II e do professor que atua nesse nível de ensino. O estudo apoiado também em depoimentos de professores explicitou as conseqüências para o trabalho e a profissão docente.
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