O PROFESSOR DESISTENTE. CONSTITUIÇÃO MEDIADA PELAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PELA CULTURA ESCOLAR

Autores

  • Ivanise Monfredini UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n3p487-506

Palavras-chave:

políticas educacionais, trabalho e profissão docente, cultura escolar.

Resumo

As políticas educacionais “neoliberais”, implementadas nos anos de 1990, tiveram a pretensão de realizar ideais históricos dos professores; dentre eles, o de “escola de qualidade para todos”, por meio do conceito de “escola inclusiva”. Considerando o período de 60 anos de ampliação no atendimento no ensino fundamental, realizamos uma pesquisa sócio-histórica, analisando criticamente as conseqüências da progressão continuada. Constatamos a formação do professor desistente em exercício processo mediado pela cultura da escola e pela implementação do regime de progressão continuada, sem que houvesse mudança nas precárias condições de trabalho. Inicialmente, apresentamos a cultura da Escola pesquisada por meio de uma das práticas escolares que sintetiza diferentes temporalidades relacionadas à constituição histórica do atual ciclo II e do professor que atua nesse nível de ensino. O estudo apoiado também em depoimentos de professores explicitou as conseqüências para o trabalho e a profissão docente.

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Como Citar

MONFREDINI, Ivanise. O PROFESSOR DESISTENTE. CONSTITUIÇÃO MEDIADA PELAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PELA CULTURA ESCOLAR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 487–506, 2010. DOI: 10.7867/1809-0354.2009v4n3p487-506. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1729. Acesso em: 25 nov. 2024.