AVALIAÇÃO E FINANCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA COMPARAÇÃO DOS GOVERNOS FHC E LULA

Autores

  • Nelson Cardoso Amaral

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n3p321-336

Palavras-chave:

Avaliação – Financiamento – Políticas de Educação Superior.

Resumo

Este estudo faz uma análise das ações relacionadas ao processo de avaliação e financiamento das Instituições de Educação Superior (IES) implementadas no Brasil nos governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luiz Inácio Lula da Silva (LULA). Pode-se afirmar que os dois governos utilizaram as duas vertentes, avaliação e financiamento, às vezes acoplando-as fortemente, como estratégia para atingirem os seus objetivos. Procurou-se, em ambos os períodos: promover uma expansão no quantitativo de estudantes matriculados na educação superior, com uma diminuição proporcional do setor público; instituir um ambiente de competição entre as IES privadas e, também, no interior das IES públicas; conduzir as IES públicas à procura de fontes de recursos não pertencentes aos fundos públicos; assinar “contratos de gestão” com IES públicas; e promover um “ranqueamento” das IES por meio do Exame Nacional de Cursos (ENC-provão) - e, posteriormente, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

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Como Citar

AMARAL, Nelson Cardoso. AVALIAÇÃO E FINANCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA COMPARAÇÃO DOS GOVERNOS FHC E LULA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 321–336, 2010. DOI: 10.7867/1809-0354.2009v4n3p321-336. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1721. Acesso em: 25 nov. 2024.