POR UMA UNIVERSIDADE SOCIALMENTE RELEVANTE

Autores

  • Alex Fiuza de Mello
  • Naomar de Almeida Filho
  • Renato Janine Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n3p292-302

Palavras-chave:

Universidade e compromisso social, relevância social, estágio curricular obrigatório.

Resumo

Os autores indicam os principais desafios da universidade brasileira tendo em vista sua ampliação e consolidação como uma instituição pública. Neste sentido, criticam especialmente o sistema educacional que possibilita uma formação desvinculada da sua aplicação. Como contribuição para debate, propõem que nos cursos de graduação seja incluído um semestre de estágio social, de modo a formar os alunos com uma consciência de sua responsabilidade social pela aplicação do conhecimento adquirido. Finalmente, embora considerem que a desigualdade e injustiça sociais tornam tal proposta prioritária na conjuntura brasileira atual, sustentam que o compromisso social não se esgota na questão da miséria e da pobreza, mas constitui um elemento crucial para um novo modelo de universidade, capaz de estabelecer relações mais intensas com a sociedade.

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Como Citar

DE MELLO, Alex Fiuza; DE ALMEIDA FILHO, Naomar; RIBEIRO, Renato Janine. POR UMA UNIVERSIDADE SOCIALMENTE RELEVANTE. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 292–302, 2010. DOI: 10.7867/1809-0354.2009v4n3p292-302. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1718. Acesso em: 25 nov. 2024.