EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA E CRISE MUNDIAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n3p276-291Palavras-chave:
Andragogia, educação ao longo da vida, educação superior e crise mundial.Resumo
A educação superior brasileira demanda análises que contemplem suas principais características, especialmente sua rica diversidade, percebida esta enquanto elemento altamente positivo, particularmente em momentos de crise. Neste texto são esboçados alguns elementos procurando entender a complexidade do tema no contexto da atual crise financeira, estabelecendo conexões com o que está mudando no mundo, na educação como um todo e no ensino superior separadamente. Dados estatísticos recentes do sistema de ensino superior e levantamentos do perfil socioeconômico dos estudantes são aqui apresentados e discutidos em caráter preliminar. A partir de possíveis cenários decorrentes da crise, enfatiza-se a necessidade de repensar todas as áreas da educação superior, apresentando abordagens inovadoras e instrumentos de estímulo à utilização de novas metodologias. A andragogia é apresentada como um enfoque que leva em conta o perfil predominantemente adulto de um público diferente do tradicional que tende a procurar cada vez mais o ensino superior e que anseia por ver atendidas suas características específicas, demandando novas metodologias e abordagens didáticas associadas a processos de ensino-aprendizagem próprios. Trata-se de uma possível alternativa, num contexto de muitas variáveis, na busca pela formação apropriada de futuros profissionais, preparados para desafios, através de enfoques compatíveis com as necessidades atuais de formação ao longo da vida, compondo um universo de educação permanente.PALAVRAS CHAVE: Andragogia; educação ao longo da vida; educação superior e crise mundial.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.