A CARREIRA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: MOMENTOS SIGNIFICATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n2p220-247Resumo
RESUMO. Este estudo objetivou analisar a carreira de professores de Educação Física Escolar de Santa Maria (RS) numa perspectiva de desenvolvimento profissional e de percurso de formação, e, ao mesmo tempo, detectar temas e traços definidores dos respectivos profissionais, identificando momentos significativos desses mesmos percursos, e, ainda, caracterizar os momentos identificados. A metodologia caracterizou-se como qualitativa com abordagem (auto)biográfica onde utilizamos a narrativa oral que foi gravada, transcrita e analisada à luz da identificação dos significados. Participaram dez professoras. Concluímos que as carreiras das professoras possuem alguns traços caracterizadores similares. São eles: 1) Os ‘melhores momentos’ estão relacionados com a ‘boa interação com os alunos’ e na ‘motivação profissional’; 2) Os ‘piores momentos’ estão relacionados com a ‘entrada na carreira’, a ‘interação com os alunos difíceis’ e as ‘péssimas condições de trabalho’; 3) Os ‘problemas sentidos’ estão relacionados à diversos fatores, entretanto, existe a predominância daqueles causados pelas ‘péssimas condições de trabalho’; 4) As ‘crises sentidas’ estão relacionadas à diversos fatores, mas são fruto de ‘circunstancialismos específicos de cada professora’ e ocorridas em ‘épocas ou momentos variados’ da carreira; 5) Os ‘momentos de ruptura profissional’ estão relacionados à diversos fatores, entretanto, existe a predominância da influência das ‘péssimas condições de trabalho’; 6) A ‘importância da formação inicial’ está relacionada com a possibilidade de possuírem uma ‘boa base de conhecimentos’ para a docência na escola; 7) A ‘importância da formação continuada’ está relacionada com a possibilidade de um ‘desenvolvimento normal da carreira’, bem como para obter ‘avanços significativos’ na prática pedagógica; e, 8) A ‘motivação para a carreira docente’ está relacionada ao ‘bom relacionamento com os alunos’.Palavras-chave: Educação Física Escolar; Carreira Docente; Desenvolvimento Profissional Docente; Momentos significativos.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.