A CARREIRA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: MOMENTOS SIGNIFICATIVOS

Autores

  • Franciele Roos da Silva Ilha
  • Hugo Norberto Krug

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n2p220-247

Resumo

RESUMO. Este estudo objetivou analisar a carreira de professores de Educação Física Escolar de Santa Maria (RS) numa perspectiva de desenvolvimento profissional e de percurso de formação, e, ao mesmo tempo, detectar temas e traços definidores dos respectivos profissionais, identificando momentos significativos desses mesmos percursos, e, ainda, caracterizar os momentos identificados. A metodologia caracterizou-se como qualitativa com abordagem (auto)biográfica onde utilizamos a narrativa oral que foi gravada, transcrita e analisada à luz da identificação dos significados. Participaram dez professoras. Concluímos que as carreiras das professoras possuem alguns traços caracterizadores similares. São eles: 1) Os ‘melhores momentos’ estão relacionados com a ‘boa interação com os alunos’ e na ‘motivação profissional’; 2) Os ‘piores momentos’ estão relacionados com a ‘entrada na carreira’, a ‘interação com os alunos difíceis’ e as ‘péssimas condições de trabalho’; 3) Os ‘problemas sentidos’ estão relacionados à diversos fatores, entretanto, existe a predominância daqueles causados pelas ‘péssimas condições de trabalho’; 4) As ‘crises sentidas’ estão relacionadas à diversos fatores, mas são fruto de ‘circunstancialismos específicos de cada professora’ e ocorridas em ‘épocas ou momentos variados’ da carreira; 5) Os ‘momentos de ruptura profissional’ estão relacionados à diversos fatores, entretanto, existe a predominância da influência das ‘péssimas condições de trabalho’; 6) A ‘importância da formação inicial’ está relacionada com a possibilidade de possuírem uma ‘boa base de conhecimentos’ para a docência na escola; 7) A ‘importância da formação continuada’ está relacionada com a possibilidade de um ‘desenvolvimento normal da carreira’, bem como para obter ‘avanços significativos’ na prática pedagógica; e, 8) A ‘motivação para a carreira docente’ está relacionada ao ‘bom relacionamento com os alunos’.

Palavras-chave: Educação Física Escolar; Carreira Docente; Desenvolvimento Profissional Docente; Momentos significativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DA SILVA ILHA, Franciele Roos; KRUG, Hugo Norberto. A CARREIRA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: MOMENTOS SIGNIFICATIVOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 220–247, 2010. DOI: 10.7867/1809-0354.2009v4n2p220-247. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1679. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos