FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ASPECTOS HISTÓRICOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Fernanda Antônia Barbosa da Mota

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n2p206-219

Resumo

RESUMO: Este artigo visa analisar alguns aspectos históricos e conceituais que culminaram nas perspectivas atuais da formação continuada de professores. A partir da perspectiva atual pretendemos trazer à tona discussões que permeiam o panorama educacional. A formação continuada tem se processado nas últimas décadas como uma nova categoria que necessita ser repensada cotidianamente no sentido de melhor atender à legítima e digna formação humana. Trata-se de uma pesquisa que tem como referência os estudos realizados por Marin (1995), Nóvoa (1997), Candau (1996), entre outros. Esses autores enfatizam que historicamente a educação continuada tem assumido diversas concepções em que esse processo se desenvolve, porém, denominam de formação continuada, o processo dinâmico por meio do qual os professores buscam não somente a superação de conceitos, mas uma nova concepção de formação em que considere os conhecimentos já adquiridos, passando os professores a sujeitos participante desse processo.

PALAVRAS-CHAVE: formação continuada; concepção; práticas pedagógicas.

 

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Como Citar

BARBOSA DA MOTA, Fernanda Antônia. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ASPECTOS HISTÓRICOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 206–219, 2010. DOI: 10.7867/1809-0354.2009v4n2p206-219. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1678. Acesso em: 25 nov. 2024.

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Seção

Artigos