A FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n2p193-205Resumo
RESUMO. Os desafios relativos à formação de professores de inglês para o ensino superior no Brasil bem como suas respectivas práticas pedagógicas são temas recorrentes e relevantes nas discussões acadêmicas atuais. Neste âmbito, o presente artigo tem como objetivo analisar a formação docente, tendo como referência as demandas da prática pedagógica no ensino superior. De modo particular, o estudo discute os processos formativos e a atuação docente de professores de Língua Inglesa no ensino superior. Para isso, dialogamos com autores como, Leffa (2001), Nóvoa (1995), Paiva (2003, 2008), Schön (1992), Perrenoud (1992, 2002), entre outros, focalizando o Saber e o Saber-fazer como importantes dimensões da formação e da prática docente. Trata-se de um estudo que resulta de pesquisa empírica em desenvolvimento, tendo orientação metodológica a pesquisa narrativa, apoiando-se em autores como Souza (2006); e Nóvoa (1995), para citar alguns.PALAVRAS-CHAVE: Formação docente. Prática pedagógica. Ensino superior.
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