O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: ASPECTOS HISTÓRICOS E REFLEXÕES PÓS-DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Autores

  • Gisele Masson
  • Jefferson Mainardes

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n2p170-192

Resumo

RESUMO. O artigo apresenta os principais aspectos relacionados à trajetória histórica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1962-2006) e indica algumas reflexões sobre a última reformulação, efetuada em 2006, após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Concluiu-se que a reformulação investigada, ao seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais, possui um espectro de formação bastante abrangente, pois almeja formar pedagogos para a docência, formação inicial para a pesquisa e para a gestão educacional. Essa pulverização e dispersão podem prejudicar as questões essenciais da formação que deveriam ser privilegiadas.

PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia. Currículo. Formação de Professores.

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Como Citar

MASSON, Gisele; MAINARDES, Jefferson. O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: ASPECTOS HISTÓRICOS E REFLEXÕES PÓS-DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 170–192, 2010. DOI: 10.7867/1809-0354.2009v4n2p170-192. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1676. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos