O CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: ASPECTOS HISTÓRICOS E REFLEXÕES PÓS-DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2009v4n2p170-192Resumo
RESUMO. O artigo apresenta os principais aspectos relacionados à trajetória histórica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1962-2006) e indica algumas reflexões sobre a última reformulação, efetuada em 2006, após a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Concluiu-se que a reformulação investigada, ao seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais, possui um espectro de formação bastante abrangente, pois almeja formar pedagogos para a docência, formação inicial para a pesquisa e para a gestão educacional. Essa pulverização e dispersão podem prejudicar as questões essenciais da formação que deveriam ser privilegiadas.
PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia. Currículo. Formação de Professores.
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