DIRETORES DE ESCOLAS E SUAS REPRESENTAÇÕES SOBRE SEU TRABALHO: NA INTERFACE DE MASCULINIDADES E FEMINILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n1p73-105Palavras-chave:
direção escolar, identidade docente, homens, masculinidades, relações de gênero, representação.Resumo
A partir da interpretação de entrevistas semi-estruturadas com diretores de escolas públicas de uma cidade da Região Metropolitana de São Paulo, estudamos as interrelações entre as falas dos entrevistados e os conceitos socialmente estabelecidos de masculino e feminino, partindo da perspectiva de que existe uma relação indissolúvel entre pensamento e ação – a práxis – que se expressa nos discursos. Nesta abordagem. recorremos ao conceito de gênero, que remete à construção social das distinções sexuais, como são percebidas num determinado contexto. Essas categorias – masculinidade e feminilidade – se nos mostraram como plurais e múltiplas, tal como supúnhamos embasadas em nosso arcabouço teórico-conceitual. Muitas vezes as masculinidades apareceram ressignificadas para comportar práticas exigidas ao diretor e tidas como femininas naqueles contextos de escolas públicas de periferia. Essas, dentre outras observações, nos levaram a concluir que a direção escolar pressupõe tanto características e ações socialmente identificadas com feminilidades, quanto com masculinidades, o que a coloca na interface entre o masculino e o feminino. Palavras-chave: direção escolar, identidade docente, homens, masculinidades, relações de gênero, representação.Downloads
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