A PRÁTICA DOCENTE MEDIADA PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • José Deomar de Souza Barros Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Maria de Fátima Pereira da Silva
  • Silvestre Fernández Vásquez Universidade Federal da Paraiba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n2p510-520

Resumo

RESUMO – O estágio supervisionado é o momento essencial para que o universitário possa fazer a conexão entre teoria e prática, tornando-se atividade relevante no que diz respeito ao desenvolvimento de competências indispensáveis à atuação pedagógica responsável. No estágio o universitário tem a oportunidade de superar suas deficiências através da reflexão de sua própria prática, promovendo a contextualização dos temas trabalhados e a formação do pensamento crítico e reflexivo a respeito das questões científicas e sociais. O estágio supervisionado permiti que o educando interprete os fenômenos biológicos e sociais de forma científica e crítica, propondo soluções para os mesmos. A práxis educativa torna-se assim atividade relevante para uma atuação pedagógica comprometida com a formação cidadã e a equidade social.

 

Palavras-chave: atuação pedagógica, pensamento crítico, práxis educativa, formação cidadã.

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Biografia do Autor

José Deomar de Souza Barros, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Licenciado em Ciências com Habilitação em Química; Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Especialista em Agroecologia; Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista em Ensino de Química; Universidade Regional do Cariri – URCA. Mestrando em Recursos Naturais; Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Maria de Fátima Pereira da Silva

Licenciada em Letras; Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Com habilitação em Língua Inglesa e Língua Vernácula. Especialista em Língua Inglesa; Faculdade São Francisco.

Silvestre Fernández Vásquez, Universidade Federal da Paraiba - UFPB

Agrônomo, MSc. e Dr. em Ciência Florestal; Especialista em Direito Ambiental. Professor Associado do Departamento de Agropecuária – DAP; Centro de Formação de Tecnólogos –CFT- Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

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Publicado

2011-08-31

Como Citar

BARROS, José Deomar de Souza; SILVA, Maria de Fátima Pereira da; VÁSQUEZ, Silvestre Fernández. A PRÁTICA DOCENTE MEDIADA PELO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 510–520, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n2p510-520. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1661. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas