VISÕES DE ESCOLA E DE PROFESSORES/AS NA IMPRENSA CARIOCA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n1p52-72Palavras-chave:
ensino fundamental, fotojornalísticas e educação, mídia e educação.Resumo
Esse artigo apresenta dados de uma pesquisa sobre notícias veiculadas nos jornais O Globo e o Dia – os de maior circulação na imprensa carioca - no ano de 2004. Objetivou-se analisar significados e sentidos de fotojornalísticas de escolas e professores/as estampadas nesses periódicos. Na construção do texto, foram estudadas as formas de emissão/ recepção no campo jornalístico de certos conteúdos simbólicos que se vinculam mais diretamente ao objeto de estudo; e se distinguiu aquilo que passou pela prova da seleção jornalística e adquiriu visibilidade pública. O estudo aponta para intenções, fórmulas, crenças e valores que as empresas jornalísticas queriam divulgar e para os quais procuravam dirigir o olhar do leitor. Assim, muitos sentidos e significados vinculados à escolarização e ao trabalho docente foram enunciados em mensagens fotográficas e, nas suas margens, práticas pedagógicas e instituições escolares foram fortalecidas ou desprestigiadas. Palavras-chave: ensino fundamental, fotojornalísticas e educação, mídia e educação.Downloads
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