ESCOLARIZAÇÃO: ESTRATÉGIAS INSTRUMENTAIS E IDENTITÁRIAS

Autores

  • Lea Pinheiro Paixão Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n1p23-51

Palavras-chave:

relação família/escola, socialização na escola.

Resumo

O texto apresenta discussão sobre expectativas de socialização na escola focalizando alguns estudos que abordam análise de estratégias instrumentais e identitárias na apropriação da escola por famílias de camadas populares, médias e elite. Resume reflexões de Agnes Henriot-van Zanten (1996) sobre teorias sociológicas que explicam a relação escola-sociedade privilegiando sua dimensão instrumental. Apresenta síntese do trabalho de François Dubet e Danilo Martuccelli (1996) sobre relações entre camadas médias e camadas populares e escola onde operam com conceitos elaborados no quadro da Sociologia da Experiência. Em seguida, trata de resultados de pesquisas realizadas no Brasil sobre expectativas de socialização na escola. Palavras-chave: relação família/escola; socialização na escola.

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Como Citar

PINHEIRO PAIXÃO, Lea. ESCOLARIZAÇÃO: ESTRATÉGIAS INSTRUMENTAIS E IDENTITÁRIAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 23–51, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2007v2n1p23-51. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/165. Acesso em: 25 nov. 2024.