A ESCOLHA DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO E O RECURSO AO INTERNACIONAL

Autores

  • Maria Alice Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Andréa Aguiar Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n1p3-22

Palavras-chave:

escolha do estabelecimento de ensino, internacionalização dos estudos, estratégias educativas familiares.

Resumo

Este artigo pretende atualizar a discussão acerca do tema da “escolha do estabelecimento de ensino”, introduzindo uma modalidade de opção que , nos últimos anos, tem ganho maior visibilidade: o recurso a escolas internacionais por parte de famílias socialmente favorecidas. Os dados empíricos provêm de uma pesquisa que focalizou famílias brasileiras que optaram por duas instituições de ensino internacionais da cidade de Belo Horizonte: a escola americana e a escola italiana. Pretendeu-se compreender as razões dessa opção à luz das contribuições de trabalhos sociológicos recentes sobre a questão. A conclusão maior é a de que a opção por uma escola internacional constitui uma estratégia de manutenção ou de reconversão dos capitais simbólico e objetivado já conquistado pelas famílias. Palavras-chave: escolha do estabelecimento de ensino; internacionalização dos estudos; estratégias educativas familiares.

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Como Citar

NOGUEIRA, Maria Alice; AGUIAR, Andréa. A ESCOLHA DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO E O RECURSO AO INTERNACIONAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 3–22, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2007v2n1p3-22. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/164. Acesso em: 25 nov. 2024.