ENSINO POR COMPETÊNCIAS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

Autores

  • Lidiane Soares Wittaczik FURB - Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n1p161-172

Palavras-chave:

competência, entendimento, ação pedagógica.

Resumo

Neste artigo, apresenta-se a análise do modelo de ensino formação com base em competências, proposta implantada no Serviço Nacional de prendizagem Industrial - SENAI, desde 2002, como indicativo para formar profissionais não apenas com competência técnica, mas também crítica e criativa. Na área educacional, o termo competência surge como proposta de reorganização do processo de ensino e aprendizagem, o que demanda revisão das grades curriculares, da metodologia de ensino e da avaliação e das concepções pedagógicas dos docentes. Conforme orientações do Ministério da Educação e Cultura - MEC, o desenvolvimento de competências supõe uma metodologia educacional centrada na pessoa, que aprende com atividades, projetos e exercícios das competências pretendidas. Uma questão que paira é o que os docentes entendem por competência e como imprimem este conceito em suas ações pedagógicas. Para se efetuar a análise deste modelo, tomou-se como dados o entendimento e a ação pedagógica dos docentes do SENAI/SC, como instrumento de coleta de dados a entrevista e como fundamento as proposições de Perrenoud (1999), Le Bortef (1994) e Melchior (2003). Neste contexto, é exigida a formação de pessoas críticas e com visão do contexto sociopolítico e econômico. Palavras-chave: competência; entendimento; ação pedagógica.

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Como Citar

SOARES WITTACZIK, Lidiane. ENSINO POR COMPETÊNCIAS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 161–172, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2007v2n1p161-172. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/163. Acesso em: 25 nov. 2024.