DESIGUALDADES FRENTE À ESCOLA E À CULTURA: ESTUDO A PARTIR DAS FORMAS DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR E DOS VALORES SÓCIOCOGNITIVOS QUE PREDISPÕEM AO SUCESSO ESCOLAR EM FAMÍLIAS DAS CLASSES POPULARES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n1p123-144Palavras-chave:
desigualdades sociais, estratégias escolares, classes populares, formas de acompanhamento, valores sócio-cognitivos.Resumo
O presente artigo aborda os resultados de uma investigação que objetiva descrever e interpretar as formas de acompanhamento escolar e os valores sóciocognitivos cultivados por famílias de classes populares que apresentam êxito escolar relativo. O referente empírico foi construído a partir de alunos de uma escola pública da cidade de Blumenau, SC, enquadrados nas classes populares por meio do cruzamento de três índices: capital econômico, capital cultural e capital social. Os valores sócio-cognitivos mobilizados dizem respeito à exortação e legitimação da escola no lar, desenvolvimento de relações de humildade com a cultura escolar e de submissão à autoridade professoral, entre outros. As formas de acompanhamento operadas pelas famílias relacionam-se à supervisão das tarefas transmitidas pelos professores aos filhos, apelo à solidariedade entre eles, estreito relacionamento com os profissionais da escola, entre outros. Desvendar os mecanismos encontrados pelas classes populares para atingir o êxito escolar é colaborar para o aumento da eficácia global do trabalho pedagógico, visto que, uma vez sistematizados e socializados, estes conhecimentos contribuirão para a redução das desigualdades escolares. Palavras-chave: desigualdades sociais; estratégias escolares; classes populares; formas de acompanhamento; valores sócio-cognitivos.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.