DESIGUALDADES FRENTE À ESCOLA E À CULTURA: ESTUDO A PARTIR DAS FORMAS DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR E DOS VALORES SÓCIOCOGNITIVOS QUE PREDISPÕEM AO SUCESSO ESCOLAR EM FAMÍLIAS DAS CLASSES POPULARES

Autores

  • Franciele Otto FURB - Universidade Regional de Blumenau
  • Rafaela F. Kohler Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2007v2n1p123-144

Palavras-chave:

desigualdades sociais, estratégias escolares, classes populares, formas de acompanhamento, valores sócio-cognitivos.

Resumo

O presente artigo aborda os resultados de uma investigação que objetiva descrever e interpretar as formas de acompanhamento escolar e os valores sóciocognitivos cultivados por famílias de classes populares que apresentam êxito escolar relativo. O referente empírico foi construído a partir de alunos de uma escola pública da cidade de Blumenau, SC, enquadrados nas classes populares por meio do cruzamento de três índices: capital econômico, capital cultural e capital social. Os valores sócio-cognitivos mobilizados dizem respeito à exortação e legitimação da escola no lar, desenvolvimento de relações de humildade com a cultura escolar e de submissão à autoridade professoral, entre outros. As formas de acompanhamento operadas pelas famílias relacionam-se à supervisão das tarefas transmitidas pelos professores aos filhos, apelo à solidariedade entre eles, estreito relacionamento com os profissionais da escola, entre outros. Desvendar os mecanismos encontrados pelas classes populares para atingir o êxito escolar é colaborar para o aumento da eficácia global do trabalho pedagógico, visto que, uma vez sistematizados e socializados, estes conhecimentos contribuirão para a redução das desigualdades escolares. Palavras-chave: desigualdades sociais; estratégias escolares; classes populares; formas de acompanhamento; valores sócio-cognitivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

OTTO, Franciele; KOHLER, Rafaela F. DESIGUALDADES FRENTE À ESCOLA E À CULTURA: ESTUDO A PARTIR DAS FORMAS DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR E DOS VALORES SÓCIOCOGNITIVOS QUE PREDISPÕEM AO SUCESSO ESCOLAR EM FAMÍLIAS DAS CLASSES POPULARES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 123–144, 2007. DOI: 10.7867/1809-0354.2007v2n1p123-144. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/160. Acesso em: 25 nov. 2024.