O ESPAÇO FÍSICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DISCIPLINAMENTO DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n3p797-822Palavras-chave:
Educação infantil, organização do espaço, disciplinamentoResumo
Esse texto busca compreender a organização do espaço e a sua influência no disciplinamento da criança. Entende-se que as categorias de “disciplinamento” e “poder disciplinar” estão presentes no meio social e, principalmente, nas escolas e centros de educação infantil atuando sobre as crianças de modo imperceptível. Para tanto, objetivou-se investigar as características e a organização do espaço educativo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma observação estruturada, apresentando um roteiro de critérios a serem observados e filmagem de uma turma de crianças de dois a três anos, pertencente a uma instituição educacional, de Chapecó-SC. Realizou-se, em seguida, a construção do planejamento da ação educativa (as aulas) e a prática docente ocorreu sob a forma de estágio supervisionado. Percebeu-se que o espaço analisado é estabelecido dentro da lógica moderna de espaço fixo, sendo que é constituído e organizado através de discursos pedagógicos permeados por subjetividades. Averiguou-se, ainda, que o espaço tem fortes marcas “escolarizantes” (carteiras e cadeiras, quadro de giz e atividades pedagógicas) e é organizado em espaços funcionais, ou seja, espaços construídos pela professora destinados a funções específicas, como o cantinho do brincar, das atividades pedagógicas e da leitura, colaborando, assim, no disciplinamento da criança.
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