O ESPAÇO FÍSICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DISCIPLINAMENTO DA CRIANÇA

Autores

  • Dorcas Tussi UFSM
  • Alexandra Fátima Lopes de Souza Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-0354.2011v6n3p797-822

Palavras-chave:

Educação infantil, organização do espaço, disciplinamento

Resumo

Esse texto busca compreender a organização do espaço e a sua influência no disciplinamento da criança. Entende-se que as categorias de “disciplinamento” e “poder disciplinar” estão presentes no meio social e, principalmente, nas escolas e centros de educação infantil atuando sobre as crianças de modo imperceptível. Para tanto, objetivou-se investigar as características e a organização do espaço educativo. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma observação estruturada, apresentando um roteiro de critérios a serem observados e filmagem de uma turma de crianças de dois a três anos, pertencente a uma instituição educacional, de Chapecó-SC. Realizou-se, em seguida, a construção do planejamento da ação educativa (as aulas) e a prática docente ocorreu sob a forma de estágio supervisionado. Percebeu-se que o espaço analisado é estabelecido dentro da lógica moderna de espaço fixo, sendo que é constituído e organizado através de discursos pedagógicos permeados por subjetividades. Averiguou-se, ainda, que o espaço tem fortes marcas “escolarizantes” (carteiras e cadeiras, quadro de giz e atividades pedagógicas) e é organizado em espaços funcionais, ou seja, espaços construídos pela professora destinados a funções específicas, como o cantinho do brincar, das atividades pedagógicas e da leitura, colaborando, assim, no disciplinamento da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dorcas Tussi, UFSM

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialização em Educação Infantil e Educação Especial pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicas (CELER - Chapecó); Pedagogia em Educação Infantil pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó.

Alexandra Fátima Lopes de Souza, Unochapecó

Pedagoga habilitada em Educação Infantil, pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó; Especializanda em Letras e literatura; Técnica-administrativa da Editora Argos, na Unochapecó.

Downloads

Publicado

2011-12-28

Como Citar

TUSSI, Dorcas; LOPES DE SOUZA, Alexandra Fátima. O ESPAÇO FÍSICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DISCIPLINAMENTO DA CRIANÇA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 797–822, 2011. DOI: 10.7867/1809-0354.2011v6n3p797-822. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1568. Acesso em: 25 nov. 2024.