A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMBRICAÇÕES NO OFICÍO DE ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e12153Palavras-chave:
Ofício de aluno., Transição., Primeiro ano, Ensino FundamentalResumo
Neste estudo qualitativo buscou-se compreender como os conceitos de criança e de aluno se sobressaem em meio à transição da etapa da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental, nas produções acadêmicas, disponibilizadas no banco de dados BDTD e no catálogo da CAPES. Os conceitos de ofício de criança e ofício de aluno no campo da sociologia da infância subsidiaram a discussão. Por meio da análise de conteúdo emergiram duas categorias analíticas “Tempo da escola e tempo de ser criança?” e “Onde está o espaço da brincadeira no 1º ano?”. Por fim, os resultados apontam que o ofício de aluno prevalece e se sobressai mediante o processo de transição.
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