A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMBRICAÇÕES NO OFICÍO DE ALUNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e12153

Palavras-chave:

Ofício de aluno., Transição., Primeiro ano, Ensino Fundamental

Resumo

Neste estudo qualitativo buscou-se compreender como os conceitos de criança e de aluno se sobressaem em meio à transição da etapa da Educação Infantil para o primeiro ano do Ensino Fundamental, nas produções acadêmicas, disponibilizadas no banco de dados BDTD e no catálogo da CAPES. Os conceitos de ofício de criança e ofício de aluno no campo da sociologia da infância subsidiaram a discussão. Por meio da análise de conteúdo emergiram duas categorias analíticas “Tempo da escola e tempo de ser criança?” e “Onde está o espaço da brincadeira no 1º ano?”. Por fim, os resultados apontam que o ofício de aluno prevalece e se sobressai mediante o processo de transição.

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Biografia do Autor

Tuany Barbosa Meneses, FURG

Tuany Barbosa Meneses, Pedagoga licenciada pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, atualmente  bolsista CAPES, mestranda pelo programa de pós-graduação PPGEDU, também pela FURG, integrante do Grupo de Estudos ECOINFÂNCIAS.

Ângela Adriane Schimdt Bersch, FURG

Ângela Adriane S. Bersch, Docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande. Doutora em Educação Ambiental. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGEDU/FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul. 

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

BARBOSA MENESES, Tuany; SCHIMDT BERSCH, Ângela Adriane. A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IMBRICAÇÕES NO OFICÍO DE ALUNO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e12153, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e12153. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/12153. Acesso em: 5 dez. 2025.