O PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS COM E SEM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e12082Palavras-chave:
Enriquecimento Curricular, Habilidades Sociais, Altas Habilidades/SuperdotaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições do programa de Enriquecimento Curricular para o desenvolvimento de Habilidades Sociais (HS) de crianças com e sem indicativo para Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD). Trata-se de uma pesquisa interventiva descritiva, de abordagem mista, com dados coletados por aplicação de inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças, observações e diário de campo. O programa contou com 18 crianças participantes (seis com AH/SD e 12 sem AH/SD). Conclui-se que o programa ampliou o repertório de HS de crianças com AH/SD e proporcionou aprendizagem de novas HS para crianças sem AH/SD, mostrando-se eficaz, porém recomenda-se novas pesquisas envolvendo familiares e educadores.
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