O PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS COM E SEM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e12082

Palavras-chave:

Enriquecimento Curricular, Habilidades Sociais, Altas Habilidades/Superdotação

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições do programa de Enriquecimento Curricular para o desenvolvimento de Habilidades Sociais (HS) de crianças com e sem indicativo para Altas Habilidades e Superdotação (AH/SD). Trata-se de uma pesquisa interventiva descritiva, de abordagem mista, com dados coletados por aplicação de inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças, observações e diário de campo. O programa contou com 18 crianças participantes (seis com AH/SD e 12 sem AH/SD). Conclui-se que o programa ampliou o repertório de HS de crianças com AH/SD e proporcionou aprendizagem de novas HS para crianças sem AH/SD, mostrando-se eficaz, porém recomenda-se novas pesquisas envolvendo familiares e educadores.

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Biografia do Autor

Maísa D'Aquila Barato, UNESP

Psicóloga e Mestre pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, UNESP

Professora titular do Departamento de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica e Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem UNESP Bauru. Livre docente em Educação Especial pela UNESP, é Doutora e Mestre em Educação Especial pela UFSCar, com Pós-doutoramento em Educação Inclusiva pela Universidad de Alcalá – Espanha. Diretora da Faculdade de Ciências – UNESP Bauru. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Educação Inclusiva.

Regiane da Silva Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Pós doutoranda do Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutora e Mestre em Educação Especial pela UFSCar. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Pesquisas e estudos na área de formação de professores e ensino e aprendizagem na perspectiva inclusiva.

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

BARATO, Maísa D’Aquila; CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho; BARBOSA, Regiane da Silva. O PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM CRIANÇAS COM E SEM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO . Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e12082, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e12082. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/12082. Acesso em: 5 dez. 2025.