O GÊNERO DISCURSIVO/TEXTUAL RESUMO ESCOLAR SOB O OLHAR DE DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e12046

Palavras-chave:

Resumo escolar, Gênero discursivo/textual, Modelo teórico de gênero

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como se constituem os enunciados de instrução elaborados pelos professores de diferentes componentes curriculares, para que os alunos da Educação Básica produzam resumos escolares. A premissa é a de que as instruções refletem as concepções docentes a respeito dos gêneros discursivos/textuais e orientam os discentes sobre o que deles se esperam sobre sua escrita. Para tanto, pautamo-nos nos preceitos do Interacionismo Sociodiscursivo e tomamos como categoria de análise os elementos constitutivos do gênero expostos em um modelo teórico do gênero resumo escolar. Os resultados apontam que orientações dão margem para generalização, não sendo específicas para a produção do gênero de forma distinta de outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Elize Pereira Lima, Secretaria da Educação do Estado do Paraná

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professora da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED).

 

Marilúcia dos Santos Domingos, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Doutora em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Graduação em Letras, do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras e do Programa de Pós-Graduação Doutorado e Mestrado Profissional em Ensino, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Hucit, 2003.

BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Transposição didática externa: a modelização do gênero na pesquisa colaborativa. Raído, Dourados, v. 6, n. 11, p. 11 - 35, jan./jun. 2012.

BRAGAGNOLLO, Rubia Mara. O gênero resumo acadêmico na formação docente inicial. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. 2. ed. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

xxxx, 2024.

MAIA, Valéria de Fátima Roncon. O gênero “reportagem de divulgação científica” como objeto unificador do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa numa perspectiva interacionista sociodiscursiva. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.

SALETE, Maria. Gênero(s) resumo na perspectiva bakhtiniana. In: ENCONTRO CELSUL – CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, 6, 2000, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: UDESC, 2000.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (Colab.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

Downloads

Publicado

2025-06-25

Como Citar

PEREIRA LIMA, Jaqueline Elize; DOMINGOS, Marilúcia dos Santos. O GÊNERO DISCURSIVO/TEXTUAL RESUMO ESCOLAR SOB O OLHAR DE DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e12046, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e12046. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/12046. Acesso em: 5 dez. 2025.