O GÊNERO DISCURSIVO/TEXTUAL RESUMO ESCOLAR SOB O OLHAR DE DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e12046Palavras-chave:
Resumo escolar, Gênero discursivo/textual, Modelo teórico de gêneroResumo
Este artigo tem como objetivo investigar como se constituem os enunciados de instrução elaborados pelos professores de diferentes componentes curriculares, para que os alunos da Educação Básica produzam resumos escolares. A premissa é a de que as instruções refletem as concepções docentes a respeito dos gêneros discursivos/textuais e orientam os discentes sobre o que deles se esperam sobre sua escrita. Para tanto, pautamo-nos nos preceitos do Interacionismo Sociodiscursivo e tomamos como categoria de análise os elementos constitutivos do gênero expostos em um modelo teórico do gênero resumo escolar. Os resultados apontam que orientações dão margem para generalização, não sendo específicas para a produção do gênero de forma distinta de outros.
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