A DOCÊNCIA EM TELA

uma humanidade pouco retratada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11979

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Memórias da docência, Trabalho Docente

Resumo

Este artigo tem como objetivo repercutir as múltiplas dimensões do trabalho docente, considerando as demandas por desenvolvimento humano manifestadas nas interações éticas, políticas e epistêmicas vividas na escola. Realiza-se uma abordagem hermenêutica e reconstrutiva para compreender os registros e as memórias da experiência profissional de uma professora na Educação Básica. Apresenta-se três narrativas, arranjadas esteticamente, as quais evidenciam um esforço da retórica prescritiva em se sobrepor aos afetos e às relações comunicativas do dia a dia. Entende-se que a trama coletiva do trabalho docente expressa a política da existência, marcada por vivências de injustiças tanto na construção da individualidade, quanto nas formas de ocupar os espaços coletivos.

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Biografia do Autor

Maiane Liana Hatschbach Ourique, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (Labforma/UFPel/CNPq).

Tatiane Mena Silveira Melgares, Universidade Federal de Pelotas

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel). Professora da rede municipal e estadual de Jaguarão/RS. Integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (Labforma/UFPel/CNPq).

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Publicado

2025-08-15

Como Citar

HATSCHBACH OURIQUE, Maiane Liana; MENA SILVEIRA MELGARES, Tatiane. A DOCÊNCIA EM TELA: uma humanidade pouco retratada. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11979. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11979. Acesso em: 5 dez. 2025.