A DOCÊNCIA EM TELA
uma humanidade pouco retratada
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11979Palavras-chave:
Desenvolvimento Humano, Memórias da docência, Trabalho DocenteResumo
Este artigo tem como objetivo repercutir as múltiplas dimensões do trabalho docente, considerando as demandas por desenvolvimento humano manifestadas nas interações éticas, políticas e epistêmicas vividas na escola. Realiza-se uma abordagem hermenêutica e reconstrutiva para compreender os registros e as memórias da experiência profissional de uma professora na Educação Básica. Apresenta-se três narrativas, arranjadas esteticamente, as quais evidenciam um esforço da retórica prescritiva em se sobrepor aos afetos e às relações comunicativas do dia a dia. Entende-se que a trama coletiva do trabalho docente expressa a política da existência, marcada por vivências de injustiças tanto na construção da individualidade, quanto nas formas de ocupar os espaços coletivos.
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. Reflexões sobre o brinquedo, a criança e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Ed. 34, 2002, 173 p.
CAMPELLO, F. Belo Horizonte: Autêntica, 2022, 205 p.
DAY, C. A paixão pelo Ensino. Porto/Portugal: Ed. Porto, 2004, 272 p.
FRICKER, M. Injustiça Epistêmica: O poder e a ética do conhecimento. Trad. Breno R. G. dos Santos. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 2023, 240 p.
GOODSON, I. F. A vida e o trabalho docente. Trad. Daniela Barbosa Henriques. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022, 264 p.
HAN, B.C. Infocracia: digitalização e a crise da democracia. Trad. Gabriel W. Philipson. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022, 112 p.
HAN, B.C. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Gianecchini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017, 136 p.
HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Tradução: Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2009, 296 p.
NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos. Por que a democracia precisa das humanidades. Trad. Fernando Santos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015, 176 p.
SCOZ, B. J. L. Subjetividade de professoras/es: sentidos do aprender e do ensinar. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 26, p. 05-27, jun. 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752008000100002&lng=pt&nrm=iso Acesso em 04 jun. 2022.
YUS, Rafael. Educação integral: uma educação holística para o século XXI. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2002, 270 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
