MULHERES NO CENÁRIO EDUCACIONAL PARANAENSE:

SUJEITOS DE FAZERES E NÃO DE SABERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11932

Palavras-chave:

História da Educação, Educação no Paraná, Mulheres Professoras

Resumo

Este artigo discutiu a atuação das mulheres na educação paranaense, não apenas como professoras, mas também como produtoras e mediadoras de um pensamento educacional. Visando trazer elementos empíricos para a problematização, foi realizado o levantamento da presença feminina nos Boletins da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná, publicados entre 1951 e 1953. Nesse período, entre diversos homens, figuraram apenas quatro mulheres: Maria Falce de Macedo, Helena Kolody, Eny Caldeira e Odila Portugal Castagnoli. Além da baixa frequência, as publicações enfatizaram seus feitos em salas de aula ou não direção escolar. A representação dessas professoras como sujeito de fazeres e não de saberem indicava que elas ganhavam relativa relevância por suas práticas, mas eram invisibilizadas enquanto intelectuais femininas no cenário paranaense.

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Biografia do Autor

Ana Flávia Braun Vieira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora colaboradora nos departamentos de Educação e História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Integra o grupo de pesquisa “História, intelectuais e educação no Brasil e no contexto internacional”. Estuda o protagonismo feminino entre as décadas de 1940 e 1960 por meio de fontes jornalísticas.

Simone Burioli, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada do curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), trabalha com pesquisas na área dos impressos e dos arquivos, com enfoque na formação de professoras e na História das mulheres.

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Publicado

2025-06-25

Como Citar

BRAUN VIEIRA, Ana Flávia; BURIOLI, Simone. MULHERES NO CENÁRIO EDUCACIONAL PARANAENSE:: SUJEITOS DE FAZERES E NÃO DE SABERES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11932, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11932. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11932. Acesso em: 5 dez. 2025.