“DEFICIÊNCIA”

SENTIDOS À DERIVA NA LEI 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11926

Palavras-chave:

Deficiência, Educação Especial, Inclusão, Sujeito excluído

Resumo

Neste artigo analisamos uma das várias redes de dizeres sobre a Pessoa com Deficiência. Investigamos as memórias da exclusão, especialmente nos sentidos dados aos sujeitos excluídos da normalidade para compreendermos os processos sócio-históricos que marcam tais categorizações. Verificamos sobretudo os sentidos no sintagma “deficiência” e como este se ramifica em sentidos outros em trechos da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, nosso corpus de análise. Por fim, pelos pressupostos teórico-metodológico da Análise do Discurso, buscamos estabelecer outros olhares possíveis cuja perspectiva analítica possa lançar luz à questão da deficiência como a historicidade da exclusão a qual se reproduz nas diversas enunciações em sociedade.

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Biografia do Autor

Damião Francisco Boucher, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor substituto do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins. Membro do Corpo Editorial do Grupo de Estudos de Análise do Discurso (GESTADI), Porto Nacional, Tocantins.

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins - UFT/CNPq

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor adjunto do curso de Letras e da pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pesquisador bolsista de produtividade do CNPq, Campus de Porto Nacional, Tocantins.

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

BOUCHER, Damião Francisco; SOARES, Thiago Barbosa. “DEFICIÊNCIA”: SENTIDOS À DERIVA NA LEI 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 . Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11926, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11926. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11926. Acesso em: 22 abr. 2025.