A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DE 2019 A 2024:

ESTADO DA ARTE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO-SENSU BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11916

Palavras-chave:

Inteligência emocional., Educação Básica, Estado da arte.

Resumo

Este estudo apresenta o Estado da Arte sobre o tema Inteligência Emocional (IE) na Educação Básica, sobretudo, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, segundo pesquisas recentes da pós-graduação brasileira. O objetivo foi compreender e categorizar como a Inteligência Emocional vem sendo abordado na etapa de ensino em questão. Foram mapeados 272 trabalhos produzidos entre 2019 e 2024, coletados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dentre eles, 19 estudos foram analisados interpretativamente e categorizados. Identificou-se a necessidade de mais propostas de trabalho pautadas no entendimento e nas dificuldades de professores e de estudantes a respeito do tema e, ainda, articuladas aos pressupostos teóricos e ao que é balizado nos documentos que regem a Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neiva de Fatima Szmoski Pereira, Prefeitura Municipal de Londrina

Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1999). Atualmente é professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Londrina. Tem experiência na área de Educação, com atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental e ensino de Ciências Biológicas na Educação Básica.

Simoní Stivan, Secretaria de Educação do Paraná

Graduada em Letras e respectivas Literaturas/Letras e Inglês (Unopar) e Pedagogia (UNIFCV). Atualmente é professora de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Projeto de Vida no Fundamental e Ensino Médio - Secretaria de Educação Pública do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Especialista em Educação do Campo, Educação Especial Inclusiva e Literatura Brasileira (UNINA).

Keila Tatiana Boni, Prefeitura Municipal de Londrina

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2008) e Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2019). É doutora e mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2019 e 2014). Realiza pesquisas nas áreas de estudos da semiótica,  visando compreender o papel cognitivo e instrucional que as representações desempenham no processo de aprendizagem em Física e Matemática. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Londrina. 

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Licenciada em Ciências, Matemática e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação/Ensino e pesquisa com ênfase na Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem. Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento de Ciências Humanas (DACHS). Atua na Licenciatura em Química (Psicologia da Educação e Didática Geral) e como docente permanente dos cursos de Pós-Graduação: 1. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza; 2. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. 

Referências

BERTOLASSI, J. A. Autopercepções emocionais de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em início e final de carreira. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Fronteira do Sul, Chapecó, Santa Catarina. 2021.

BOHRER, I. C. D. S. Inteligência emocional como ferramenta pedagógica potencializadora no processo de alfabetização. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino). Centro Universitário de Volta Redonda, Rio de Janeiro. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

CASTRO, C. J de. Promoção da inteligência emocional e regulação das emoções de estudantes da educação básica: um desafio dos tempos atuais. 2020. Dissertação (Mestrado em ensino). Universidade Federal do Pampa, Bagé, Rio Grande do Sul. 2020.

CARVALHO, C. G. M de. Educação Socioemocional em Escolas de Ensino Fundamental e Médio. 2021. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2021.

CIERVO, T. J. R. A Centralidade das competências Socioemocionais nas Políticas Curriculares Contemporâneas no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul. 2019.

DALAGNOL, R. F. Educação Emocional na Educação Infantil: Concepções da Docência Sobre as Competências Socioemocionais da BNCC. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Fronteira do Sul, Chapecó, Rio Grande do Sul. 2020.

FERREIRA, C. A. O Componente Curricular Projeto de Vida e as Competências Socioemocionais: Percepções de Docentes do Município de Três Lagoas - MS. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas. 2023.

FRAIMAN, L. P. Pensar, sentir e agir: ensino médio. 1 ed. São Paulo: FTD, 2020.

GARCIA, N. N. Emoção, afetividade e desenvolvimento humano: Uma articulação necessária na Educação Infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Paraná. 2022.

GOLEMAN, D. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 2 Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

GRANDO, Patrícia. Competências Socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma análise de suas finalidades educativas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina. 2021.

MARQUES, M. M. C.; CORDEIRO, E. P. B.; FERREIRA, A. L. Educação emocional e formação humana: estado da arte na pós-graduação stricto-sensu brasileira. Revista Cocar, v.19 n.37, 2023. p. 1-19.

MILITÃO, A. S. S.; CORDEIRO, C. F. P.; AGUIAR, V. B. P. Programa V. I. D. A: cadernos do professor. Londrina: Ed. das Autoras, 2024. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1iKJHuowyfbrFWOF1OHTPuQpzzAzgHhnX.Acesso em: 12 mai. 2024.

OLIVEIRA, M. T. de. Desenvolvimento de competências socioemocionais: formação de professores para a implementação e avaliação de uma intervenção com estudantes do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, São Paulo. 2022.

OLIVEIRA, S. M. N. M. de. Percepção de educadores sobre inteligência emocional como práxis do conhecimento no ambiente escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, Matinhos, Paraná. 2019.

OLIVEIRA, T. R. B. V. de. Possibilidades de cultivar aprendizagens socioemocionais a partir da dinâmica cotidiana de uma Creche situada no Agreste de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco. 2021.

PÁSCOA, E. G. As Competências Socioemocionais na Educação Básica. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul. 2021.

PINHEIRO, E. S. de. A competência emocional como um dos saberes do docente e os seus impactos no ensino-aprendizado. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista. 2020.

RICARTE, M. D. Estudo exploratório sobre a implantação de um programa de desenvolvimento de habilidades socioemocionais. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco. 2019.

SANTOS, D. L. dos. Aprendizagem Socioemocional: Um Olhar dos Professores da Educação Básica. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2023.

SANTOS, J. E. R. dos. Educação para as competências socioemocionais e a BNCC: contradições na formação do ser social. 2023. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Paraná. 2023.

SANTOS, J. R. dos. Formação humana e práticas acolhedoras dos docentes que ensinam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o fortalecimento da resiliência dos discentes pertencentes às famílias homoparentais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco. 2022.

SHIGUNOV, V. Educação Socioemocional: Percepção e compreensão de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Curitiba. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná. 2022.

TOASSA, G. Emoções e vivências em Vygotsky: investigação para uma perspectiva histórico-cultural. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2009.

Downloads

Publicado

2025-08-22

Como Citar

SZMOSKI PEREIRA, Neiva de Fatima; STIVAN, Simoní; BONI, Keila Tatiana; DANTE CORREIA ROCHA, Zenaide de Fátima. A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DE 2019 A 2024: : ESTADO DA ARTE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO-SENSU BRASILEIRA . Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11916, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11916. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11916. Acesso em: 5 dez. 2025.