A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PERÍODO DE 2019 A 2024:
ESTADO DA ARTE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO-SENSU BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11916Palavras-chave:
Inteligência emocional., Educação Básica, Estado da arte.Resumo
Este estudo apresenta o Estado da Arte sobre o tema Inteligência Emocional (IE) na Educação Básica, sobretudo, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, segundo pesquisas recentes da pós-graduação brasileira. O objetivo foi compreender e categorizar como a Inteligência Emocional vem sendo abordado na etapa de ensino em questão. Foram mapeados 272 trabalhos produzidos entre 2019 e 2024, coletados no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dentre eles, 19 estudos foram analisados interpretativamente e categorizados. Identificou-se a necessidade de mais propostas de trabalho pautadas no entendimento e nas dificuldades de professores e de estudantes a respeito do tema e, ainda, articuladas aos pressupostos teóricos e ao que é balizado nos documentos que regem a Educação Básica.
Downloads
Referências
BERTOLASSI, J. A. Autopercepções emocionais de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em início e final de carreira. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Fronteira do Sul, Chapecó, Santa Catarina. 2021.
BOHRER, I. C. D. S. Inteligência emocional como ferramenta pedagógica potencializadora no processo de alfabetização. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino). Centro Universitário de Volta Redonda, Rio de Janeiro. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CASTRO, C. J de. Promoção da inteligência emocional e regulação das emoções de estudantes da educação básica: um desafio dos tempos atuais. 2020. Dissertação (Mestrado em ensino). Universidade Federal do Pampa, Bagé, Rio Grande do Sul. 2020.
CARVALHO, C. G. M de. Educação Socioemocional em Escolas de Ensino Fundamental e Médio. 2021. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2021.
CIERVO, T. J. R. A Centralidade das competências Socioemocionais nas Políticas Curriculares Contemporâneas no Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul. 2019.
DALAGNOL, R. F. Educação Emocional na Educação Infantil: Concepções da Docência Sobre as Competências Socioemocionais da BNCC. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Fronteira do Sul, Chapecó, Rio Grande do Sul. 2020.
FERREIRA, C. A. O Componente Curricular Projeto de Vida e as Competências Socioemocionais: Percepções de Docentes do Município de Três Lagoas - MS. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas. 2023.
FRAIMAN, L. P. Pensar, sentir e agir: ensino médio. 1 ed. São Paulo: FTD, 2020.
GARCIA, N. N. Emoção, afetividade e desenvolvimento humano: Uma articulação necessária na Educação Infantil. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Paraná. 2022.
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 2 Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
GRANDO, Patrícia. Competências Socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): uma análise de suas finalidades educativas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Santa Catarina. 2021.
MARQUES, M. M. C.; CORDEIRO, E. P. B.; FERREIRA, A. L. Educação emocional e formação humana: estado da arte na pós-graduação stricto-sensu brasileira. Revista Cocar, v.19 n.37, 2023. p. 1-19.
MILITÃO, A. S. S.; CORDEIRO, C. F. P.; AGUIAR, V. B. P. Programa V. I. D. A: cadernos do professor. Londrina: Ed. das Autoras, 2024. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1iKJHuowyfbrFWOF1OHTPuQpzzAzgHhnX.Acesso em: 12 mai. 2024.
OLIVEIRA, M. T. de. Desenvolvimento de competências socioemocionais: formação de professores para a implementação e avaliação de uma intervenção com estudantes do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, São Paulo. 2022.
OLIVEIRA, S. M. N. M. de. Percepção de educadores sobre inteligência emocional como práxis do conhecimento no ambiente escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, Matinhos, Paraná. 2019.
OLIVEIRA, T. R. B. V. de. Possibilidades de cultivar aprendizagens socioemocionais a partir da dinâmica cotidiana de uma Creche situada no Agreste de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco. 2021.
PÁSCOA, E. G. As Competências Socioemocionais na Educação Básica. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul. 2021.
PINHEIRO, E. S. de. A competência emocional como um dos saberes do docente e os seus impactos no ensino-aprendizado. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista. 2020.
RICARTE, M. D. Estudo exploratório sobre a implantação de um programa de desenvolvimento de habilidades socioemocionais. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco. 2019.
SANTOS, D. L. dos. Aprendizagem Socioemocional: Um Olhar dos Professores da Educação Básica. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2023.
SANTOS, J. E. R. dos. Educação para as competências socioemocionais e a BNCC: contradições na formação do ser social. 2023. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Paraná. 2023.
SANTOS, J. R. dos. Formação humana e práticas acolhedoras dos docentes que ensinam nos anos iniciais do Ensino Fundamental e o fortalecimento da resiliência dos discentes pertencentes às famílias homoparentais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco. 2022.
SHIGUNOV, V. Educação Socioemocional: Percepção e compreensão de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Curitiba. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná. 2022.
TOASSA, G. Emoções e vivências em Vygotsky: investigação para uma perspectiva histórico-cultural. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
