SAÚDE DOCENTE EM CONTEXTO PANDÊMICO E PÓS-PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11913

Palavras-chave:

Educação., Condições de trabalho., Saúde docente

Resumo

O objetivo foi investigar os efeitos da pandemia e pós-pandemia na saúde dos professores. Levantamos pesquisas sobre o mal-estar docente em diferentes países para a problematizar o tema. O estudo de caso realizado envolveu 37 professores, chegamos em duas categorias de análise: (1) Saúde Docente e doenças prevalentes no ambiente de trabalho; e (2) Os impactos da pandemia de COVID-19 na saúde Docente. Os resultados mostraram que doenças como estresse, ansiedade, depressão e outras condições de saúde mental são prevalentes na profissão professores. Concluímos que o período pandêmico e pós-pandêmico intensificou as doenças e mostra urgência de intervenções para um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável, essencial para o bem-estar dos docentes.

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Biografia do Autor

Beatriz Heitich da Silva Farias, UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Licenciada em Química pela mesma instituição, com habilitação em Física e Matemática para o Ensino Fundamental dos Anos Finais. Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e atualmente gestora da Escola de Educação Básica de Santa Catarina.

Flávia Wagner, UNISUL

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (2018), com diploma revalidado pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Graduada em pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é Professora no Curso de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

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Publicado

2025-09-30

Como Citar

HEITICH DA SILVA FARIAS, Beatriz; WAGNER, FLÁVIA. SAÚDE DOCENTE EM CONTEXTO PANDÊMICO E PÓS-PANDÊMICO. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11913, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11913. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11913. Acesso em: 5 dez. 2025.