SAÚDE DOCENTE EM CONTEXTO PANDÊMICO E PÓS-PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11913Palavras-chave:
Educação., Condições de trabalho., Saúde docenteResumo
O objetivo foi investigar os efeitos da pandemia e pós-pandemia na saúde dos professores. Levantamos pesquisas sobre o mal-estar docente em diferentes países para a problematizar o tema. O estudo de caso realizado envolveu 37 professores, chegamos em duas categorias de análise: (1) Saúde Docente e doenças prevalentes no ambiente de trabalho; e (2) Os impactos da pandemia de COVID-19 na saúde Docente. Os resultados mostraram que doenças como estresse, ansiedade, depressão e outras condições de saúde mental são prevalentes na profissão professores. Concluímos que o período pandêmico e pós-pandêmico intensificou as doenças e mostra urgência de intervenções para um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável, essencial para o bem-estar dos docentes.
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