PIBID EM QUÍMICA NA PANDEMIA DA COVID-19:

CONSTRUINDO E HOSPEDANDO MAPAS CONCEITUAIS NO CLASSROOM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11912

Palavras-chave:

Formação docente., Ensino de Química., Aprendizagem significativa, Ensino remoto

Resumo

O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar os impactos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em Química na formação docente em tempo de pandemia da COVID-19 durante a construção e hospedagem de mapas conceituais na plataforma Classroom no componente curricular Química do Ensino Médio. A pesquisa qualitativa foi realizada com nove licenciandos. Para a coleta e análise de dados, os Pibidianos narraram suas experiências em diários. A análise dos resultados evidencia que os Pibidianos aprenderam a elaborar e como utilizar ferramenta didática em contexto de ensino presencial ou remoto, portanto, os impactos foram exitosos para a formação teórica e prática deles; participando de orientações, estudando, pesquisando, construindo e hospedando mapas conceituais no Google Classroom de Química no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Carla Montenegro Balan Nobile, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR

Possui graduação pela Universidade Estadual de Londrina(1999) e especialização em Química para Professores do Ensino Médio pela Universidade Estadual de Londrina(2000). Mestrado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus \Londrina. Atualmente é PROFESSOR da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Química.

Márcia Camilo Figueiredo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente Associada do Departamento Acadêmico de Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Londrina, PR. Doutora em Educação para a Ciência. Líder do grupo de pesquisa Neurociência na aprendizagem e ensino.

Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Universidade Tecnológia Federal do Paraná

Docente Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Departamento de Ciências Humanas (DACHS). Atua na Licenciatura em Química na Pós-Graduação: 1. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza; 2. Mestrado Profissional em Ensino de Matemática

Givan José Ferreira dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Docente adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná / UTFPR, Campus Londrina, onde desenvolve trabalho em diversos cursos de graduação, com enfoque nas disciplinas de Comunicação Linguística e Metodologia da Pesquisa Científica, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza - PPGEN

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Publicado

2025-08-27

Como Citar

NOBILE, Carla Montenegro Balan; FIGUEIREDO, Márcia Camilo; DE FÁTIMA DANTE CORREIA ROCHA, Zenaide; JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS, Givan. PIBID EM QUÍMICA NA PANDEMIA DA COVID-19: : CONSTRUINDO E HOSPEDANDO MAPAS CONCEITUAIS NO CLASSROOM. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11912, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11912. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11912. Acesso em: 5 dez. 2025.