OFICINAS DE ESCRITA CRIATIVA NO ENSINO MÉDIO:

EXPLORANDO TÉCNICAS E ESTIMULANDO A EXPRESSÃO INDIVIDUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11900

Palavras-chave:

Escrita criativa, Expressão individual, Ensino Médio, Habilidades de escrita

Resumo

Este relato de experiência apresenta os resultados do estágio de pós-doutoramento que investigou a aplicabilidade e o impacto da escrita criativa no Ensino Médio. O objetivo foi explorar a escrita criativa como prática pedagógica para desenvolver habilidades de escrita, motivação e expressão individual dos alunos. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, com pesquisa-ação e observação participante, e análise de conteúdo. Os resultados indicaram aprimoramento na escrita dos alunos, aumento da criatividade, maior engajamento nas atividades e fortalecimento da expressão individual. Sugere-se que futuras pesquisas explorem a escrita criativa em diferentes contextos educacionais e integrem-na com outras disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aparecido Pereira, IFMT

Doutor em Estudos Literários PPGEL - Unemat; Mestre em Ensino IFMT/UNIC, realizou estágio pós-doutoramento na Universidade da Beira Interior, UBI, Portugal. Atualmente é professor da Universidade Federal de Rondônia - Campus Vilhena e professor Colaborador do Programa de Mestrado em Ensino - PPGEN/IFMT - Campus Cuiabá. Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Literatura e Línguas - GPELL.

José Henrique Manso, UBI

Licenciado e mestre em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutor em Letras (Latim do Renascimento) pela Universidade da Beira Interior, tendo sido orientado pelo Doutor Sebastião Pinho da FLUC. É investigador integrado do CECH e Professor Auxiliar no Departamento de Letras da Universidade da Beira Interior.

Referências

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1999.

BRADBURY, Ray. Zen na arte da escrita. Rio de Janeiro: Biblioteca Azul, 2020.

DI NIZO, Renata. Escrita criativa: o prazer da linguagem. São Paulo: Summus, 2008.

HOLANDA, Ana. Como se encontrar na escrita: o caminho para despertar a escrita afetuosa em você. Rio de Janeiro: Rocco, 2022.

JAFFE, Noemi. Escrita em movimento: sete princípios do fazer literário. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.

KING, Stephen. Sobre a escrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

KOCH. Stephen. Oficina de escritores: um manual para a arte da ficção. São Paulo: WWF Martins Fontes, 2008.

LAMOTT, Anne. Palavra por palavra. Rio de Janeiro: Sextante, 2023.

MARCHIONI, Rubens. Escrita criativa: da ideia ao texto. São Paulo: Contexto, 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MIRANDA, Simão. Oficina de criação literária: como ensinar saberes e sabores da leitura e da escrita. Campinas-SP: Papirus, 2020.

MORLEY, David. Creative Writing. New York: Cambridge University Press, 2007.

MURAKAMI, Haruki. Romancista como vocação. São Paulo: Alfaguara, 2017.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Literatura: leitura de mundo, a criação de palavra. In YUNES, Eliana (Org.). Pensar a leitura: complexidade. São Paulo: Loyola, 2014.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2002.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

PEREIRA, Marcos Aparecido; MANSO, José Henrique. OFICINAS DE ESCRITA CRIATIVA NO ENSINO MÉDIO: : EXPLORANDO TÉCNICAS E ESTIMULANDO A EXPRESSÃO INDIVIDUAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11900, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11900. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11900. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas