A CONSTRUÇÃO DO TEMPO FICCIONAL PELA CRIANÇA:

ANÁLISE DE UM EVENTO DE LEITURA LITERÁRIA COMPARTILHADA COM LIVROS ILUSTRADOS

Autores

  • Celia Abicalil Belmiro
  • Cristiene de Souza Leite Galvão
  • Marcus Vinicius Rodrigues Martins

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11889

Palavras-chave:

Educação Infantil, Livro Ilustrado, Mediação, Interação

Resumo

Relato e análise de um evento de leitura literária compartilhada em uma turma com 14 crianças de 4 anos de uma Cooperativa de Ensino de Belo Horizonte, MG. Partiu-se das ideias de Bakhtin e de Vigotski, a fim de relacionar o discurso verbal com as ações humanas e com a vida. Golse apresenta as primeiras experiências narrativas dos bebês e Perroni traz contribuições sobre os processos que subjazem à capacidade de narrar das crianças. A metodologia tem em Gumperz a perspectiva sociointeracionista do discurso para análise do evento. Os resultados mostraram que aceitar o jogo da ficção é para as crianças um ato de liberdade, profundamente humano e pleno de sentido, pois pressupõe construir algo novo. A mediação do adulto é importante na construção de um ambiente pedagógico que as considera como sujeitos ativos da linguagem. 

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

ABICALIL BELMIRO, Celia; DE SOUZA LEITE GALVÃO, Cristiene; VINICIUS RODRIGUES MARTINS, Marcus. A CONSTRUÇÃO DO TEMPO FICCIONAL PELA CRIANÇA:: ANÁLISE DE UM EVENTO DE LEITURA LITERÁRIA COMPARTILHADA COM LIVROS ILUSTRADOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11889. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11889. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária