A CONSTRUÇÃO DO TEMPO FICCIONAL PELA CRIANÇA:
ANÁLISE DE UM EVENTO DE LEITURA LITERÁRIA COMPARTILHADA COM LIVROS ILUSTRADOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11889Palavras-chave:
Educação Infantil, Livro Ilustrado, Mediação, InteraçãoResumo
Relato e análise de um evento de leitura literária compartilhada em uma turma com 14 crianças de 4 anos de uma Cooperativa de Ensino de Belo Horizonte, MG. Partiu-se das ideias de Bakhtin e de Vigotski, a fim de relacionar o discurso verbal com as ações humanas e com a vida. Golse apresenta as primeiras experiências narrativas dos bebês e Perroni traz contribuições sobre os processos que subjazem à capacidade de narrar das crianças. A metodologia tem em Gumperz a perspectiva sociointeracionista do discurso para análise do evento. Os resultados mostraram que aceitar o jogo da ficção é para as crianças um ato de liberdade, profundamente humano e pleno de sentido, pois pressupõe construir algo novo. A mediação do adulto é importante na construção de um ambiente pedagógico que as considera como sujeitos ativos da linguagem.
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