DISCURSOS SOBRE O TRABALHO COM A LITERATURA EM PROGRAMAS FEDERAIS DE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Fernanda de Araújo Frambach
  • Patrícia Corsino

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11882

Palavras-chave:

Formação literária, Programas de Formação Continuada, Professores Alfabetizadores, Discurso

Resumo

Considerando-se que o professor desempenha um papel fundamental para a educação literária dos alunos, argumentamos sobre a importância de que ele se constitua um leitor, processo que pode se dar em sua formação e no decorrer de sua atuação profissional. Assim, os programas de formação continuada podem ter uma grande influência na prática docente. Este texto traz reflexões sobre como o trabalho com a literatura é apresentado em duas políticas federais de formação continuada, a partir da análise discursiva de seus materiais formativos. As análises apontam como estas trazem discursos distintos, e indicam a necessidade de ouvir os professores para compreender como estas políticas reverberam no cotidiano escolar. 

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Mini Biografia

FERNANDA DE ARAÚJO FRAMBACH. Doutora em Educação, professora da Secretaria Municipal de Educação de Niterói, RJ, Coordenadora Geral do Sistema de Bibliotecas Populares de Niterói.

PATRICIA CORSINO. Doutora em Educação, Professora Associada IV do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE-UFRJ, coordenadora do Laboratório de Estudos em Linguagem, Leitura, Escrita e Educação - LEDUC, coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa Infância, Linguagem e Educação- GEPILE, e Coordenadora do Comitê Científico da ANPEd.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

DE ARAÚJO FRAMBACH, Fernanda; CORSINO, Patrícia. DISCURSOS SOBRE O TRABALHO COM A LITERATURA EM PROGRAMAS FEDERAIS DE FORMAÇÃO DOCENTE . Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11882. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11882. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária