QUANDO OS PROFESSORES FALAM…:

O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO COMO TERRITÓRIO DE (QUE) EDUCAÇÃO LITERÁRIA 

Autores

  • Paulo Costa
  • Ana Moreira

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11880

Palavras-chave:

Educação Literária, Ensino Básico, Discurso oficial, Formação de professores

Resumo

Considerando a relevância do domínio Educação Literária (EL) no atual contexto educativo em Portugal, esta investigação, estudo de caso inscrito no paradigma interpretativo, tem como objetivo geral refletir sobre possíveis configurações do domínio da Educação Literária no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Com foco no discurso oficial, procedemos à análise documental de textos normativos e orientadores (Plano Nacional de Leitura/Rede de Bibliotecas Escolares). Com foco no discurso dos professores de 1º CEB, recorremos a entrevistas semiestruturadas e focus group. Apesar do reconhecimento da importância de apostar em práticas promotoras de EL, o discurso dos professores aponta para um longo caminho a trilhar, com uma aposta consistente em formação docente promotora da capacidade para potenciar recursos e fundamentar práticas inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ÁLVAREZ, C.; DÍEZ, J. Estudio de caso sobre la formación de lectores críticos mediante textos literarios en la Educación Primaria. Ocnos. Revista de estudios sobre lectura, [S. l.], n. 10, p. 27–53, 2013. DOI: 10.18239/ocnos_2013.10.02. Disponível em: https://www.revistaocnos.com/index.php/ocnos/article/view/ocnos_2013.10.02. Acesso em: 22 mar. 2022.

ÁNGEL, N. El videojuego y la lectura literaria: nuevo espacio para los nativos digitales. Contextos Educativos. Revista de Educación, [S. l.], n. 25, p. 145–159, 2020. DOI: 10.18172/con.4250. Disponível em: https://publicaciones.unirioja.es/ojs/index.php/contextos/article/view/4250. Acesso em: 2 dez. 2023.

ARAÚJO, H. O texto e a leitura literária na biblioteca escolar: fundamentos, estratégia e atividades. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares, 2016. E-book. ISBN 978-989-8795-04-5. Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/file/680/bibliotecarbe9.pdf. Acesso em: 6 dez. 2022.

AZEVEDO, F. O texto literário para a infância em manuais escolares do 1º ciclo. Da dificuldade de formação de um leitor competente e crítico. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE DIDÁCTICA, 2022, Santiago de Compostela. Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica. [S. l.: s. n.]. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/2853/1/Santiago.pdf. Acesso em: 9 fev. 2023.

AZEVEDO, F. Formar leitores literários: ideias e estratégias. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, 2018. E-book. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/55034. Acesso em: 10 jun. 2022.

AZEVEDO, F.; SARDINHA, M.; MACHADO, J. O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 24, n. 2, p. 9-16, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18316/recc.v24i2.5067. Acesso em: 4 maio 2022.

AZEVEDO, F.; BALÇA, Â. Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 131–153, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017131. Acesso em: 2 mar. 2022.

BALÇA, Â.; COSTA, P. Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa. Ensino em Re-Vista, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 201–220, 2017. DOI: 10.14393/ER-v24n1a2017-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/37674. Acesso em: 12 mar. 2022.

BALÇA, Â.; PIRES, M. O Ensino da Leitura Literária na Escola, em Portugal: Do Discurso Oficial às Práticas. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 21, n. 22, p. 92–104, 2012. DOI: 10.14572/nuances.v21i22.1624. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1624. Acesso em: 23 mar. 2021.

BALLESTER, J.; IBARRA, N. La enseñanza de la literatura y el pluralismo metodológico. Ocnos. Revista de estudios sobre lectura, [S. l.], n. 5, p. 25–36, 2009. DOI: 10.18239/ocnos_2009.05.02. Disponível em: https://www.revistaocnos.com/index.php/ocnos/article/view/ocnos_2009.05.02. Acesso em: 25 mar. 2021

BALLESTER, J.; IBARRA, N. La tentación diabólica de instruirse. Reflexiones a propósito de la educación lectora y literaria. Ocnos. Revista de estudios sobre lectura, [S. l.], n. 10, p. 7–26, 2013. DOI: 10.18239/ocnos_2013.10.01. Disponível em: https://www.revistaocnos.com/index.php/ocnos/article/view/ocnos_2013.10.01. Acesso em: 25 mar. 2021.

BALLESTER, J.; IBARRA, N. La educación lectora, literaria y el libro en la era digital. Revista Chilena de Literatura, [S. l.], n. 94, 2017. Disponível em: https://revistaliteratura.uchile.cl/index.php/RCL/article/view/44978. Acesso em: 2 mar. 2022.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BENTO, I.; BALÇA, A. Educação Literária: Um Estudo no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Cadernos de Letras da UFF, v. 26, n. 52, 9 jul. 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/44187. Acesso em: 20 jul. 2021.

BREMHOLM, J. Evaluating textbooks for primary grade reading instruction: A usable heuristic for L1 education. L1-Educational Studies in Language and Literature, v. 20, n. 2, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://l1research.org/article/view/186. Acesso em: 12 jul. 2022.

BUESCU, H. et al. Programa e Metas Curriculares de Português do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2015. E-book. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Metas/Portugues/pmcpeb_julho_2015.pdf. Acesso em: 6 maio 2021.

QUILES CABRERA, M. del C. Textos poéticos y jóvenes lectores en la era de internet: de "Booktubers", "bookstagrammers" y "followers". Contextos Educativos. Revista de Educación, [S. l.], n. 25, p. 9–24, 2020. DOI: 10.18172/con.4260. Disponível em: https://publicaciones.unirioja.es/ojs/index.php/contextos/article/view/4260. Acesso em: 23 mar. 2021.

CAMPOS, E. Educación literaria y patrimonio: los clásicos y su recepción. 2019. Dissertação de doutorado — Universidade de Jaén, Jaén, 2019.

CASSANY, D. Para ser letrados. Voces y miradas sobre la lectura. Barcelona: Paidós Educador, 2009.

CERRILLO, P. Literatura infantil e mediação leitora. In: CERRILLO, P. Língua Materna e Literatura Infantil. Elementos Nucleares para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel, 2006, p. 33-46.

COLOMER, T. Planificar la lectura en la escuela. In: COLOMER, T. Formar leitores para ler o mundo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010. p. 83-93.

COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

DIREÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO. Aprendizagens Essenciais – Ensino Básico: Português, 2018. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico. Acesso em: 13 fev. 2021.

DUFAYS, J. La lecture littéraire, des “pratiques du terrain” aux modèles théoriques. Lidil, v.33, p. 79-101, 2006. Disponível em: https://lidil.revues.org/60. Acesso em: 24 fev. 2021.

FERNÁNDEZ, J. Valores y lectura(s). Ocnos. Revista de estudios sobre lectura, [S. l.], n. 2, p. 79–91, 2006. DOI: 10.18239/ocnos_2006.02.05. Disponível em: https://www.revistaocnos.com/index.php/ocnos/article/view/ocnos_2006.02.05. Acesso em: 2 fev. 2022.

FILLOLA, A. De la lectura a la interpretación. Buenos Aires: A-Z Editora, 1995.

FILLOLA, A. La educación literaria. Bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Málaga: Ediciones Aljibe, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCÍA, R.; DURÁN, P. Los hijos de instagram. Marketing editorial. Poesía y construcción de nuevos lectores en la era digital. Contextos Educativos. Revista de Educación, [S. l.], n. 25, p. 41–53, 2020. DOI: 10.18172/con.4265. Disponível em: https://publicaciones.unirioja.es/ojs/index.php/contextos/article/view/4265. Acesso em: 22 fev. 2021.

GRANADO, C.; PUIG, M. La identidad lectora de los maestros en formación como componente de su identidad docente. Un estudio de sus autobiografías como lectores. Ocnos. Revista de estudios sobre lectura, [S. l.], n. 13, p. 43–63, 2015. DOI: 10.18239/ocnos_2015.13.03. Disponível em: https://www.revistaocnos.com/index.php/ocnos/article/view/ocnos_2015.13.03. Acesso em: 2 mar. 2022.

JOHANSEN, M. ‘The way I understood it, it wasn’t meant to be understood’ – when 6th grade reads Franz Kafka. Journal of Curriculum Studies, v.49, n.5, p.579-598, 2017. Disponível em:

http://dx.doi.org/10.1080/00220272.2016.1247912. Acesso em: 3 dez. 2021.

KLEIMAN, Â. A formação do professor - perspectiva da linguística aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 2001.

KRUEGER, R.; CASEY, M. Focus Groups: A Practical Guide for Applied Research. 4. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2009.

LEAHY-DIOS, C. Educação Literária como Metáfora Social: desvios e rumos. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LUKE, A.; WOODS, A.; WEIR, K. Curriculum design, equity and the technical form of the curriculum. In: LUKE, A.; WOODS, A.; WEIR, K. (Eds). Curriculum, Syllabus Design and Equity. A Primer and Model. (pp. 6-39). New York, NY: Routledge, 2013. p. 6-39.

MACHADO, Ana Maria. Entre vacas e gansos – escola, leitura e literatura! In: Texturas: sobre leituras e escritos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

MARTINS, G. et al. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação, 2017. E-book. ISBN 978-972-742-416-0. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf. Acesso em: 6 dez. 2021.

MATA, L. A Descoberta da Escrita: Textos de apoio para Educadores de Infância. Lisboa: Ministério da Educação, 2008. E-book. ISBN 978-989-8795-12-0. Disponível em: http://cefopna.edu.pt/portal/images/documentos/OCEPE/A_Descoberta_da_Escrita.pdf. Acesso em: 3 dez. 2021.

MELO, S.; COSTA, P. Contributos para uma análise crítica do discurso oficial sobre educação literária. Educação em Análise, v. 3, n. 2, p. 96-119, 2018. Disponível em: https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/25493/1/Melo%20&%20Costa%202018.pdf. Acesso em: 21 fev. 2022.

NEITZEL, A. et al. Estratégias de leitura no ensino médio – o PIBID de letras. In: NEITZEL, A. et al. Cultura, escola e educação criadora: formação estética e saberes sensíveis. [S. l.]: Univille, 2015. p. 180-205. ISBN 978-85-7696-149-9. Disponível em: https://www.univali.br/vida-no-campus/editora-univali/e-books/Documents/editora-univali/Cultura,%20Escola%20e%20Educação%20Criadora.pdf. Acesso em: 14 jan. 2022.

PLANO NACIONAL DE LEITURA. Quadro Estratégico. Plano Nacional de Leitura 2027. Lisboa: Plano Nacional de Leitura, 2017. Disponível em: https://www.pnl2027.gov.pt/np4EN/file/8/QE.pdf. Acesso em: 2 fev. 2021.

RECHOU, B. Educación Literaria. Literatura infantil y juvenil. Una propuesta multicultural. Educação. Educação, v. 35, n. 3, p. 362-370, 2012. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11769/8393. Acesso em: 3 mar. 2022.

REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES. Programa Rede de Bibliotecas Escolares: Quadro Estratégico 2021-2027. Lisboa: Rede de Bibliotecas Escolares, 2021. E-book. ISBN 978-989-8795-12-0. Disponível em: https://rbe.mec.pt/np4/file/890/qe__21.27.pdf. Acesso em: 7 dez. 2022.

DE REZENDE, N. O Ideal de Formação pela Literatura em Conflito com as Práticas de Leituras Contemporâneas. Anais do Silel, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/gt_lt01_artigo_8.pdf.

DE REZENDE, Neide Luzia; DE OLIVEIRA, Gabriela Rodella. Um Sujeito Leitor para a Literatura na Escola. Entrevista com Annie Rouxel. Revista Teias, [S. l.], v. 16, n. 41, p. 280–294, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24526. Acesso em: 22 mar. 2022.

SELFA SASTRE, M.; BALCA, A. Educación para la vida y literatura infantil en la red: el caso de Davide Cali. Contextos Educativos. Revista de Educación, [S. l.], n. 25, p. 55–70, 2020. DOI: 10.18172/con.4200. Disponível em: https://publicaciones.unirioja.es/ojs/index.php/contextos/article/view/4200. Acesso em: 2 mar. 2021.

THÉRIEN, M. Plaisirs littéraires ou des finalités de la lecture littéraire. Québec français, n. 104, p. 26-28, 1997. Disponível em: https://www.erudit.org/fr/revues/qf/1997-n104-qf1377386/57674ac/. Acesso em: 10 jan. 2021.

VALVERDE, M. Fundamentación científica de la Educación Literaria. In: VALVERDE, M. Didáctica de la Lengua y Educación Literaria. Madrid: Pirámide, 2015. p. 261-288.

VELOSO, R. A Leitura Literária. 2006. Disponível em: http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/abz_indices/000714_LL.pdf. Acesso em: 2 abr. 2021.

YONG, Zhao. Literary reading in the context of media culture. Social Sciences in China, v. 30, n. 2, p. 68-84, maio 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02529200902903834. Acesso em: 10 jun. 2022.

YOPP, Hallie Kay; YOPP, Ruth Helen. Literature-Based Reading Activities: Engaging Students with Literary and Informational Text.: Pearson Higher Education & Professional Group, 2013. 176 p. ISBN 9780133358810.

YUBERO, Santiago; LARRAÑAGA, Elisa; PIRES, Natividade. Estudo sobre os hábitos de leitura dos estudantes portugueses do ensino superior. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.11/2454. Acesso em: 1 mar. 2022.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. 5. ed. rev. ampl. São Paulo: Global, 1985.

ZILBERMAN, R. Que literatura para a escola? Que escola para a literatura?. Revista Desenredo, [S. l.], v. 5, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/924. Acesso em: 19 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

COSTA, Paulo; MOREIRA, Ana. QUANDO OS PROFESSORES FALAM…:: O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO COMO TERRITÓRIO DE (QUE) EDUCAÇÃO LITERÁRIA . Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11880. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11880. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária