QUANDO OS PROFESSORES FALAM…:
O 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO COMO TERRITÓRIO DE (QUE) EDUCAÇÃO LITERÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11880Palavras-chave:
Educação Literária, Ensino Básico, Discurso oficial, Formação de professoresResumo
Considerando a relevância do domínio Educação Literária (EL) no atual contexto educativo em Portugal, esta investigação, estudo de caso inscrito no paradigma interpretativo, tem como objetivo geral refletir sobre possíveis configurações do domínio da Educação Literária no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Com foco no discurso oficial, procedemos à análise documental de textos normativos e orientadores (Plano Nacional de Leitura/Rede de Bibliotecas Escolares). Com foco no discurso dos professores de 1º CEB, recorremos a entrevistas semiestruturadas e focus group. Apesar do reconhecimento da importância de apostar em práticas promotoras de EL, o discurso dos professores aponta para um longo caminho a trilhar, com uma aposta consistente em formação docente promotora da capacidade para potenciar recursos e fundamentar práticas inovadoras.
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