EDUCAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL
(DES)CAMINHOS DO CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11848Palavras-chave:
Literatura, Formação inicial docente, CurrículoResumo
Neste artigo, analisamos a formação docente para a educação literária a partir da discussão das Diretrizes Curriculares para a Formação Docente e da matriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em articulação com as ações do projeto de extensão “Círculo de Leitura”, do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para promover experiências literárias que favoreçam o contato com diferentes vozes, tempos e espaços do texto literário, são realizados encontros, que se constituem em espaços formativos pelo compartilhamento de experiências, leituras e análises literárias de produções para a infância e estudo de textos acadêmicos. Os resultados apontam que a atual organização curricular valoriza saberes que silenciam uma educação para a sensibilidade e mostram a relevância da inserção de ações formativas teórico-práticas voltadas para a literatura na graduação.
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