EDUCAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

(DES)CAMINHOS DO CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Patrícia Barros Soares Batista
  • Giane Maria da Silva
  • Maria Carolina da Silva Caldeira

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11848

Palavras-chave:

Literatura, Formação inicial docente, Currículo

Resumo

Neste artigo, analisamos a formação docente para a educação literária a partir da discussão das Diretrizes Curriculares para a Formação Docente e da matriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em articulação com as ações do projeto de extensão “Círculo de Leitura”, do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para promover experiências literárias que favoreçam o contato com diferentes vozes, tempos e espaços do texto literário, são realizados encontros, que se constituem em espaços formativos pelo compartilhamento de experiências, leituras e análises literárias de produções para a infância e estudo de textos acadêmicos. Os resultados apontam que a atual organização curricular valoriza saberes que silenciam uma educação para a sensibilidade e mostram a relevância da inserção de ações formativas teórico-práticas voltadas para a literatura na graduação.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

BARROS SOARES BATISTA, Patrícia; MARIA DA SILVA, Giane; CAROLINA DA SILVA CALDEIRA, Maria. EDUCAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: (DES)CAMINHOS DO CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11848. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11848. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária