EDUCAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

(DES)CAMINHOS DO CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Patrícia Barros Soares Batista
  • Giane Maria da Silva
  • Maria Carolina da Silva Caldeira

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11848

Palavras-chave:

Literatura, Formação inicial docente, Currículo

Resumo

Neste artigo, analisamos a formação docente para a educação literária a partir da discussão das Diretrizes Curriculares para a Formação Docente e da matriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em articulação com as ações do projeto de extensão “Círculo de Leitura”, do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para promover experiências literárias que favoreçam o contato com diferentes vozes, tempos e espaços do texto literário, são realizados encontros, que se constituem em espaços formativos pelo compartilhamento de experiências, leituras e análises literárias de produções para a infância e estudo de textos acadêmicos. Os resultados apontam que a atual organização curricular valoriza saberes que silenciam uma educação para a sensibilidade e mostram a relevância da inserção de ações formativas teórico-práticas voltadas para a literatura na graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, A. L. C. O professor-leitor, sua identidade, sua práxis. In: KLEIMAN, A. B. (org.). A formação do professor: perspectivas da linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2001. p. 115-138.

ANDRUETTO, M. T. Por uma literatura sem adjetivos. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

ARAGÃO, C. Literatura e formação inicial e continuada do professor leitor literário: um entre-lugar ou um não-lugar?. In: JOGO DO LIVRO, 12; SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO: PALAVRAS EM DERIVA, 2. 2018, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2018. v. 1, p. 1-18. Disponível em: https://ceale.fae.ufmg.br/files/uploads/xii%20jogo%20do%20livro/ANAIS%20parte%201/LITERATURA%20E%20FORMA%C3%87%C3%83O%20INICIAL%20E%20CONTINUADA%20DO%20PROFESSOR%20LEITOR%20LITER%C3%81RIO.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

BÁRCENA, F. La respiración de las palabras. Ensayo sobre la experiencia de una lectura imposible.

Revista Educación Y Pedagogía, [S. l.], v. 14, n. 32, p. 21-38, 2010. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/6731. Acesso em: 1º jun. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: Brasília, DF, Seção 1, p. 46-49, 15 abr. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 maio 2020.

BURLAMAQUE, F. V. Os primeiros passos na constituição de leitores autônomos: a formação do professor. In: TURCHI, M. Z.; SILVA, V. M. T (org.). Leitor formado, leitor em formação: a leitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006. p. 79-91.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. p. 235-263.

CASTRILLÓN, S. O direito de ler e de escrever. São Paulo: Pulo do Gato, 2011.

COSSON, R. Prefácio - A formação do professor de literatura – uma reflexão interessada. In: PINHEIRO, A. S.; RAMOS, F. B. (org.). Literatura e formação continuada de professores: desafios da prática educativa. 14. ed. Campinas: Mercado das Letras; Dourados: Editora da Universidade Federal da Grande Dourados, 2013.

COSSON, R. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

DIONÍSIO, M. L. A construção escolar de comunidades de leitores: leituras do manual de Português. Coimbra: Almedina, 2000.

DUTRA, E. F.; MARTINS, L. Poesia na escola: a prática de ler poemas para crianças. In: TAVARES, C.; WEISZ, T. (org.). Literatura e educação. Porto Alegre: Zouk, 2021.

FRANGELLA, R. C. Currículo, infância e alfabetização para além dos determinismos. In: FRANGELLA, R. C. (org.). Políticas curriculares, alfabetização e infância: por outras paragens. Curitiba, PR: CRV, 2021. p. 47-60.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOLDIN, D. Os dias e os livros: divagações sobre a hospitalidade da leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

MACHADO, A. M. Livros sobre livros. In: GOLDIN, D. Os dias e os livros: divagações sobre a hospitalidade da leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

MARTINS, A.; VERSIANI, Z. Leituras literárias: discursos transitivos. In: PAIVA, A., MARTINS, A.; PAULINO, G.; VERSIANI, Z. (org.). Leituras literárias: discursos transitivos. Belo Horizonte: Ceale, 2008. p. 7-25.

MASCARELLO, A. S.; CUNHA, R. C. O. B. C. A leitura literária na formação inicial e continuada de professores de educação infantil e séries iniciais. Revista de Educação do Cogeime, [S. l.], v. 22, n. 42, p. 129-147, 2013. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-cogeime/index.php/COGEIME/article/view/108/98. Acesso em: 30 maio 2023.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

REYES, Y. Mediadores de leitura. In: FRADE, I. C. A. S.; COSTA VAL, M. G.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2014. p. 213.

ROSENBLATT, L. La literatura como exploración. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica, 2002. Originalmente publicado em 1938.

SALDANHA, D. M. L. L.; AMARILHA, M. O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Educar Em Revista, [S. l.], v. 34, n. 72, p. 151-167, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/MJQvVRfwvSxHnvF49dJLBRd/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 3 jun. 2023.

SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. B. (org.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. São Paulo: Vozes, 1995.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

BARROS SOARES BATISTA, Patrícia; MARIA DA SILVA, Giane; CAROLINA DA SILVA CALDEIRA, Maria. EDUCAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: (DES)CAMINHOS DO CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11848. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11848. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária