PLANO NACIONAL DE LEITURA (PNL) DE PORTUGAL
ESTUDO DE TESES E DISSERTAÇOES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11847Palavras-chave:
Educação, Política Pública, LeituraResumo
A investigação objetiva o estudo da implementação do Plano Nacional de Leitura (PNL) de Portugal e de seu incentivo para a promoção da leitura. Para a realização da mesma, decidiu-se pela utilização de pesquisa exploratória com o exame do conteúdo de pesquisas das instituições portuguesas sobre o PNL, o qual engloba as duas edições da política (2006 e 2017). 26 instituições foram investigadas pelo portal Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. A análise das pesquisas revelou a importância que o PNL tem para garantir as práticas de leitura e a continuidade dos projetos de ação nas próximas ofertas da política. Os dados mostram o compromisso do Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares de Portugal, de desenvolver literacia e práticas de leitura comprometidas com a formação da cidadania.
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