PLANO NACIONAL DE LEITURA (PNL) DE PORTUGAL

ESTUDO DE TESES E DISSERTAÇOES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11847

Palavras-chave:

Educação, Política Pública, Leitura

Resumo

A investigação objetiva o estudo da implementação do Plano Nacional de Leitura (PNL) de Portugal e de seu incentivo para a promoção da leitura. Para a realização da mesma, decidiu-se pela utilização de pesquisa exploratória com o exame do conteúdo de pesquisas das instituições portuguesas sobre o PNL, o qual engloba as duas edições da política (2006 e 2017). 26 instituições foram investigadas pelo portal Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal. A análise das pesquisas revelou a importância que o PNL tem para garantir as práticas de leitura e a continuidade dos projetos de ação nas próximas ofertas da política. Os dados mostram o compromisso do Ministério da Educação, em articulação com o Ministério da Cultura e o Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares de Portugal, de desenvolver literacia e práticas de leitura comprometidas com a formação da cidadania. 

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Biografia do Autor

Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas e saberes docentes, êxito e fracasso escolar, alfabetização, letramento, variação linguística, literatura de cordel, educação a distância, formação inicial e continuada de educadores da educação básica. Realizou pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (2010). Professora Associada IV da Universidade Federal de São Carlos, atuando no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial e a distância. É coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar / São Carlos, desde 2018. Pertence ao Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Líder do grupo de pesquisa Políticas e Práticas de Leitura e Escrita (PPLE).

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

MONTEIRO, Maria Iolanda. PLANO NACIONAL DE LEITURA (PNL) DE PORTUGAL: ESTUDO DE TESES E DISSERTAÇOES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11847. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11847. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária