A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE FELIZ/RS

Autores

  • Karina Feltes Alves
  • Izandra Alves

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11846

Palavras-chave:

Formação leitora, Mediação de leitura, Rede municipal de ensino

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa demandada pela Secretaria Municipal de Educação de Feliz/RS, tendo em vista a desmotivação crescente dos estudantes pela leitura, especialmente literária. Objetivou-se mapear o perfil do professor-leitor-mediador da rede e verificar em que medida sua constituição interfere em sua prática pedagógica. Trata-se de pesquisa qualitativa que não exclui dados quantitativos surgidos durante o processo, realizada no ano pandêmico de 2021, obtidos a partir de dois questionários aplicados a docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da referida rede de ensino. Foi possível estabelecer relações entre a formação leitora e a mediação de leitura, reverberando um processo reflexivo sobre práticas de mediação de leitura de maneira a contribuir com a formação de alunos leitores, críticos e humanizados.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

FELTES ALVES, Karina; ALVES, Izandra. A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE FELIZ/RS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11846. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11846. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária