A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR-LEITOR-MEDIADOR DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE FELIZ/RS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11846Palavras-chave:
Formação leitora, Mediação de leitura, Rede municipal de ensinoResumo
Este estudo é resultado de uma pesquisa demandada pela Secretaria Municipal de Educação de Feliz/RS, tendo em vista a desmotivação crescente dos estudantes pela leitura, especialmente literária. Objetivou-se mapear o perfil do professor-leitor-mediador da rede e verificar em que medida sua constituição interfere em sua prática pedagógica. Trata-se de pesquisa qualitativa que não exclui dados quantitativos surgidos durante o processo, realizada no ano pandêmico de 2021, obtidos a partir de dois questionários aplicados a docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da referida rede de ensino. Foi possível estabelecer relações entre a formação leitora e a mediação de leitura, reverberando um processo reflexivo sobre práticas de mediação de leitura de maneira a contribuir com a formação de alunos leitores, críticos e humanizados.
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