A LEITURA LITERÁRIA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E NA FORMAÇÃO
UM OLHAR PARA AS NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11845Palavras-chave:
Educação Básica, Formação de professores, Discursos sobre leitura, Leitura literáriaResumo
O presente artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado, discute a leitura no processo de constituição e formação docente. Fundamentando-se na perspectiva enunciativo-discursiva e tomando a leitura como prática social dialógica, tem como objetivo compreender quais discursos sobre leitura emergem das vozes dos professores e como essas leituras vão constituindo e auxiliando no seu processo formativo. A investigação teve como instrumento de produção de dados as entrevistas narrativas de quatro professoras da educação básica da Rede Municipal de Itatiba, São Paulo. Os resultados indicam que as professoras apontam leituras de diversos gêneros, que contribuíram para a constituição e formação docente, mas, curiosamente, não fazem referência à leitura literária como possibilidade formativa e/ou como recurso para o trabalho na formação de leitores.
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