A LEITURA LITERÁRIA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E NA FORMAÇÃO

UM OLHAR PARA AS NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Rodrigo Soares de Brito
  • Milena Moretto

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11845

Palavras-chave:

Educação Básica, Formação de professores, Discursos sobre leitura, Leitura literária

Resumo

O presente artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado, discute a leitura no processo de constituição e formação docente. Fundamentando-se na perspectiva enunciativo-discursiva e tomando a leitura como prática social dialógica, tem como objetivo compreender quais discursos sobre leitura emergem das vozes dos professores e como essas leituras vão constituindo e auxiliando no seu processo formativo. A investigação teve como instrumento de produção de dados as entrevistas narrativas de quatro professoras da educação básica da Rede Municipal de Itatiba, São Paulo. Os resultados indicam que as professoras apontam leituras de diversos gêneros​,​ que contribuíram para a constituição e formação docente, mas, curiosamente, não fazem referência à leitura literária como possibilidade formativa e/ou como recurso para o trabalho na formação de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Ana Lúcia de Campos. O professor-leitor, sua identidade e sua práxis. In: KLEIMAN, Ângela (org.). A formação do professor: perspectiva da linguística aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 2001, p. 115-138. (Coleção Ideias sobre Linguagem).

ANDRADE, Ludimila Tomé de. Professores-leitores e sua formação. Belo Horizonte: Ceale: Autêntica, 2004. (Coleção Linguagem e Educação).

BAKHTIN. Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Fragmentos dos anos 1970-1971. In: BAKHTIN, M. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas Paulo Bezerra. Notas da edição russa Serguei Botcharov. São Paulo: 34, 2017. p.21-56.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do Ato. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.

FARACO, Carlos Alberto (2009). Linguagem & diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Implicações do ser no mundo e responder aos desafios que a educação nos apresenta. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica, 2013, p. 95-106.

GERALDI, João Wanderley. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, p. 11-28.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In: BAUER, Martin. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 90-113.

KLEIMAN, Ângela (org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

KLEIMAN, Ângela. Leitura e prática social no desenvolvimento de competências do ensino médio. In: BUNZEN, Clécio.; MENDONÇA, Márcia. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2016b, p. 23-36.

MIOTELLO, Valdemir. Ideologia. In: BRAIT, B. (org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2013, p. 167-176.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. S. Grillo e E. V. Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

VÓVIO, Cláudia Lemos. Discursos sobre a leitura: entre a unidade e a pluralidade. Perspectiva, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 401–431, 2010. DOI: 10.5007/2175-795X.2010v28n2p401. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n2p401. Acesso em: 10 out. 2022.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

SOARES DE BRITO, Rodrigo; MORETTO, Milena. A LEITURA LITERÁRIA NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO E NA FORMAÇÃO: UM OLHAR PARA AS NARRATIVAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11845. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11845. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária