TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
OS EFEITOS DAS ATIVIDADES REMOTAS DE ENSINO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11840Palavras-chave:
Ensino remoto, Docência, Condições de trabalho, Saúde mentalResumo
O trabalho docente remoto, imposto pela pandemia da covid-19, gerou prejuízos na saúde mental de muitos professores, especialmente em virtude das rápidas modificações nas rotinas e nas práticas pedagógicas. Assim, o objetivo desse estudo foi apresentar dados acerca dos efeitos das atividades remotas na saúde mental de professores que lecionaram nos anos iniciais do ensino fundamental em uma instituição pública localizada no Sul do estado de Minas Gerais. Como método, adotou-se a pesquisa qualitativa, e como instrumento de coleta de dados, as entrevistas semiestruturadas que tiveram seus materiais submetidos à técnica da Análise de Conteúdo orientada por Laurence Bardin e Maria Laura Franco. Os resultados, que se assemelham com os de outras pesquisas dessa linha, mostraram que a saúde mental docente, durante o período remoto, foi afetada devido à sobrecarga e a precarização do trabalho.
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