O PAPEL DA PROFESSORA NA MEDIAÇÃO LITERÁRIA COM OS BEBÊS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11839Resumo
O desenvolvimento de projeto de literatura com os bebês é o foco deste artigo cujo objetivo é discutir o papel da professora na mediação literária. São discutidos aspectos como: mediação literária; relações entre bebês e livros; a experiência. É uma pesquisa-ação com a metodologia dos projetos de letramento. A análise das práticas parte do relato de experiências com utilização de imagens dos ambientes e materiais literários. Conclui-se que há conhecimentos e habilidades que a professora precisa desenvolver para que ocorra a mediação literária como nutrição nos primeiros anos de vida da criança: conhecer a literatura infantil e práticas de mediação literária; reconhecer a importância da preparação de ambientes estéticos; disponibilizar tempo, espaço, materiais e livros; observar os interesses dos bebês, registrar e avaliar as ações.
Downloads
Referências
BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Tradução Alexandre Morales. São Paulo: Pulo do gato, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra.4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARBIERI, Stela. Interações: onde está a arte na infância? São Paulo: Blucher, 2012.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
CASCUDO, Luiz da Câmara. Contos tradicionais do Brasil (Folclore). Ilust. Poty. Rio de Janeiro, Ediouro, 2000.
HEINIG, Otília Lizete de Oliveira Martins. Baú de práticas: socialização de projetos de letramentos. Blumenau: Edifurb, 2013.
HORN, Maria da Graça de Souza; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Apresentação. In: FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Porto Alegre: Penso, 2015.
KLEIMAN, Angela. Compreensão leitora. In: Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores / Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/compreensao-leitora. Acesso em: 26 dez. 2023.
KOHAN, Walter Omar; VIGNA, Elvira. Heráclito de Éfeso - Pensar com Heráclito. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
LE BRETON, David. Antropologia dos sentidos. Tradução Francisco Morás. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
LISITA, Verbena; ROSA, Dalva; LIPOVETSKY, Noêmia. Formação de professores e pesquisa: uma relação possível? In: ANDRÉ, Marli (Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001.
LÓPEZ, María Emília. Um mundo aberto: cultura e primeira infância. São Paulo: Instituto Emília, 2018.
PARREIRAS, Ninfa. Do ventre ao colo, do som à literatura: livros para bebês e crianças. Belo Horizonte: RHJ, 2012.
RODRIGUES, Eloisa Muriely de Sousa; HAMES, Sabrina. Leitura e contação: vivências do “Momento Literário” com bebês. In: HEINIG, Otília Lizete de Oliveira Martins (Org.). Baú de Práticas II: há 20 anos tecendo memórias entre olhares, escutas e palavras. Blumenau: Edifurb, 2021.
SOARES, Suzana Macedo. Vínculo, movimento e autonomia: educação até 3 anos. São Paulo: Omnisciência, 2017.
TARDOS, Anna. Autonomia e/ou dependência. In: FALK, Judit (Org.). Abordagem Pikler, educação infantil. São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.