O PAPEL DA PROFESSORA NA MEDIAÇÃO LITERÁRIA COM OS BEBÊS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11839

Resumo

O desenvolvimento de projeto de literatura com os bebês é o foco deste artigo cujo objetivo é discutir o papel da professora na mediação literária. São discutidos aspectos como: mediação literária; relações entre bebês e livros; a experiência. É uma pesquisa-ação com a metodologia dos projetos de letramento. A análise das práticas parte do relato de experiências com utilização de imagens dos ambientes e materiais literários. Conclui-se que há conhecimentos e habilidades que a professora precisa desenvolver para que ocorra a mediação literária como nutrição nos primeiros anos de vida da criança: conhecer a literatura infantil e práticas de mediação literária; reconhecer a importância da preparação de ambientes estéticos; disponibilizar tempo, espaço, materiais e livros; observar os interesses dos bebês, registrar e avaliar as ações.

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Biografia do Autor

Otilia Lizete de Oliveira Martins Heinig , Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atuou como professora titular da Universidade Regional de Blumenau no Mestrado em Educação e nos cursos de Letras e Pedagogia. Formadora na Formação Continuada de Professores. É coordenadora do GPLP (Grupo de Professores de Linguagens). 

Luciane Oliveira da Rosa, UNIFEBE - Centro Universitário de Brusque

Doutora em Educação pela UNIVALI. Pesquisadora do GPCEC - Grupo de Pesquisas Contextos da Educação da Criança. Integrante do GPLP - Grupo de Professores de Linguagens, do GITAKA - Grupo de Pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental e do NINA - Núcleo Infâncias, Natureza e Arte – UNIRIO. Professora no curso de Pedagogia da Unifebe. 

Eloisa Muriely de Sousa Rodrigues Rodrigues , CEJU - Centro Educacional Juscélia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa-FAEL. Especialista em Gestão Docência Educação Infantil e Séries Iniciais pela FACEL. Integrante do Grupo de Pesquisa GPLP - Grupo de Professores de Linguagens. Professora efetiva da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de São João Batista/SC, atuando com grupo de bebês (Berçário I). 

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

HEINIG , Otilia Lizete de Oliveira Martins; ROSA, Luciane Oliveira da; RODRIGUES , Eloisa Muriely de Sousa Rodrigues. O PAPEL DA PROFESSORA NA MEDIAÇÃO LITERÁRIA COM OS BEBÊS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11839. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11839. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária