AS DISCUSSÕES SOBRE O LIVRO DE IMAGENS NO CENÁRIO DA LITERATURA INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11834

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Texto visual, Letramento Visual, Leitura de Imagens

Resumo

Compreende-se que a atividade de leitura, não é percebida apenas como um ato de decifração de palavras e frases, mas como um processo ativo de construção do significado do texto. É neste viés teórico que as ilustrações dos livros recebem outra compreensão linguística e passam a ser concebidas como algo além de complemento do texto escrito, entendidas então como linguagem visual, por constituírem um modo de interlocução e interação do sujeito com a obra. Nesse sentido, este texto objetiva apontar as representações relativas à temática livro de imagem que permeiam algumas produções acadêmicas. Para tanto, recorre-se às principais discussões teóricas sobre as ilustrações de livros de literatura infantil a partir de uma pesquisa bibliográfica, com base nos estudos sobre livros de imagens de Sipe (2010), Linden (2011), Ramos (2013), Nikolajeva e Scott (2011), nos estudos sobre relações discursivas de Bakhtin (2003), entre outros autores que discutem as temáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Magalhães Naves, Universidade de Évora, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, UFLA - Universidade Federal de Lavras

UFLA - Universidade Federal de Lavras

Referências

ARIZPE, E.; STYLES, M. Lectura de imágenes: los niños interpretan textos visuales. Trad. María Vinós Zelaya. México: FCE, 2004.

AZEVEDO, R. Livros para crianças e literaturas infantil: convergências e dissonâncias.1999. Disponível em: http://www.ricardoazevedo.com.br Acesso em: 19 fev. 2024.

AZEVEDO, R. Imagens Iluminando Livros. 2002. Disponível em: www.ricardoazevedo.com.br Acesso em: 19 fev. 2024.

AZEVEDO, R. Aspectos instigantes da literatura infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, I. de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Dcl, 2008. p. 193.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BEAUVAIS, C. What’s in “the gap”? A glance down the central concept of picturebook theory. Nordic Journal of ChildLit Aesthetics, Vol. 6, 2015.

BELMIRO, C. A. Livro de imagens In: FRADE, I. C. A. da S.; VAL, M. da G. C.; BREGUNCI, M. das G. de C. (Org.). Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 203-204.

BELMIRO, C. A.; ALMEIDA, T. A. Livro Ilustrado e as Narrativas Metaficcionais para Crianças. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 1, p. 151-171, jan./mar. 2018.

BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2009. (Coleção Espírito Crítico). Tradução, apresentação e notas de Marcus Vinicius Mazzari.

CAMARGO, L. Ilustração em livros de literatura infantil. FRADE, I. C. A. da S.; VAL, M. da G. C.; BREGUNCI, M. das G. de C. (Org.). Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014, p. 143-144.

CASTANHA, M. A linguagem visual no livro sem texto. In: OLIVEIRA, I. de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Dcl, 2008. p. 141-161.

CHARTIER, R. (Org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação da Liberdade, 1996.

CRAWFORD, P. A.; HADE, D. D. Inside the Picture, outside the frame: semiotics and the Reading of wordless Picture books. Journal Of Research In Childhood Education: JRCE. London, p. 66-80. Out. 2000.

DALCIN, A. R. A leitura do livro ilustrado e livro imagem: da criação ao leitor e suas relações entre texto, imagem e suporte. In: IX ANPED Sul Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Anais. 2012.

DALCIN, A. R. A escrita das ilustrações: um olhar para a leitura do livro ilustrado. Avisa lá, São Paulo, v. 17, p. 32-41, ago. 2017.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1981.

GENETTE, G. Palimpsestos: Literatura en segundo grado. Madrid: Taurus, 1989.

GÓES, L. P. Introdução à Literatura Infantil. São Paulo: Pioneira, 1984.

GOULART, I. C. V. Leitura literária e contação de histórias em questão: o que ler? como ler? por que ler para crianças pequenas? In: ROCHA, J. G. et al. Leitores e Escritores na Educação Infantil. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. p.21-36.

GOULART, I. C. V. A compreensão e conceituação de livro num jogo de representações. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.34, n.67, p.69-82, 2016.

GOULART, I. C. V. Práticas de reconto a partir de livros literatura infantil. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, p.1-12, 2012.

JI-EUN, K. Two Vanguards of Illustration. In. List Books from Korea: Children's picture books. Seoul: Lti Korea, v. 23, mar. Quadrimestral. p. 19-21, 2014.

LAGO, A. Leitura da imagem. In: INSTITUTO C&A; Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Nos caminhos da literatura. São Paulo: Peirópolis, 2008.

LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura Infantil Brasileira: História & histórias. São Paulo: Ática. 6ª ed. 1999.

LINDEN, S. V. D. Para ler o livro ilustrado. Tradução de: Dorotheé de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MANGUEL, A. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia de Letras, 2001.

NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro ilustrado: Palavras e imagens. Tradução de: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PANO, E. C. El discurso peritextual en el libro ilustrado infantil y juvenil. Álabe, n. 10, p.1-17, 2014.

RAMOS, G. As imagens nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

RIBEIRO, M. A relação entre o texto e a imagem. In: OLIVEIRA, I. de. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavras o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 123-139.

ROSSI, M. H. W. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2009.

SIPE, L. R. Learning from illustrations in picturebooks. p.71-98, ago. 2010.

SPINELI, P. K.; MENEZES, M. dos S.; PASCHOARELLI, L. C. O uso da fotografia no livro infantil. Projética: Revista científica de design, Londrina, v. 3, n. 1, p.131-140, jul. 2012.

TERRA, A. In: OLIVEIRA, I. de. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavras o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 123-139.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

NAVES, Ludmila Magalhães; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. AS DISCUSSÕES SOBRE O LIVRO DE IMAGENS NO CENÁRIO DA LITERATURA INFANTIL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, p. e11834, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11834. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11834. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária