AS DISCUSSÕES SOBRE O LIVRO DE IMAGENS NO CENÁRIO DA LITERATURA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11834Palavras-chave:
Literatura Infantil, Texto visual, Letramento Visual, Leitura de ImagensResumo
Compreende-se que a atividade de leitura, não é percebida apenas como um ato de decifração de palavras e frases, mas como um processo ativo de construção do significado do texto. É neste viés teórico que as ilustrações dos livros recebem outra compreensão linguística e passam a ser concebidas como algo além de complemento do texto escrito, entendidas então como linguagem visual, por constituírem um modo de interlocução e interação do sujeito com a obra. Nesse sentido, este texto objetiva apontar as representações relativas à temática livro de imagem que permeiam algumas produções acadêmicas. Para tanto, recorre-se às principais discussões teóricas sobre as ilustrações de livros de literatura infantil a partir de uma pesquisa bibliográfica, com base nos estudos sobre livros de imagens de Sipe (2010), Linden (2011), Ramos (2013), Nikolajeva e Scott (2011), nos estudos sobre relações discursivas de Bakhtin (2003), entre outros autores que discutem as temáticas.
Downloads
Referências
ARIZPE, E.; STYLES, M. Lectura de imágenes: los niños interpretan textos visuales. Trad. María Vinós Zelaya. México: FCE, 2004.
AZEVEDO, R. Livros para crianças e literaturas infantil: convergências e dissonâncias.1999. Disponível em: http://www.ricardoazevedo.com.br Acesso em: 19 fev. 2024.
AZEVEDO, R. Imagens Iluminando Livros. 2002. Disponível em: www.ricardoazevedo.com.br Acesso em: 19 fev. 2024.
AZEVEDO, R. Aspectos instigantes da literatura infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, I. de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Dcl, 2008. p. 193.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BEAUVAIS, C. What’s in “the gap”? A glance down the central concept of picturebook theory. Nordic Journal of ChildLit Aesthetics, Vol. 6, 2015.
BELMIRO, C. A. Livro de imagens In: FRADE, I. C. A. da S.; VAL, M. da G. C.; BREGUNCI, M. das G. de C. (Org.). Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. p. 203-204.
BELMIRO, C. A.; ALMEIDA, T. A. Livro Ilustrado e as Narrativas Metaficcionais para Crianças. Perspectiva, Florianópolis, v. 36, n. 1, p. 151-171, jan./mar. 2018.
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades, 2009. (Coleção Espírito Crítico). Tradução, apresentação e notas de Marcus Vinicius Mazzari.
CAMARGO, L. Ilustração em livros de literatura infantil. FRADE, I. C. A. da S.; VAL, M. da G. C.; BREGUNCI, M. das G. de C. (Org.). Glossário Ceale: Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014, p. 143-144.
CASTANHA, M. A linguagem visual no livro sem texto. In: OLIVEIRA, I. de (Org.). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: Dcl, 2008. p. 141-161.
CHARTIER, R. (Org.). Práticas de leitura. São Paulo: Estação da Liberdade, 1996.
CRAWFORD, P. A.; HADE, D. D. Inside the Picture, outside the frame: semiotics and the Reading of wordless Picture books. Journal Of Research In Childhood Education: JRCE. London, p. 66-80. Out. 2000.
DALCIN, A. R. A leitura do livro ilustrado e livro imagem: da criação ao leitor e suas relações entre texto, imagem e suporte. In: IX ANPED Sul Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Anais. 2012.
DALCIN, A. R. A escrita das ilustrações: um olhar para a leitura do livro ilustrado. Avisa lá, São Paulo, v. 17, p. 32-41, ago. 2017.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1981.
GENETTE, G. Palimpsestos: Literatura en segundo grado. Madrid: Taurus, 1989.
GÓES, L. P. Introdução à Literatura Infantil. São Paulo: Pioneira, 1984.
GOULART, I. C. V. Leitura literária e contação de histórias em questão: o que ler? como ler? por que ler para crianças pequenas? In: ROCHA, J. G. et al. Leitores e Escritores na Educação Infantil. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. p.21-36.
GOULART, I. C. V. A compreensão e conceituação de livro num jogo de representações. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, São Paulo, v.34, n.67, p.69-82, 2016.
GOULART, I. C. V. Práticas de reconto a partir de livros literatura infantil. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, p.1-12, 2012.
JI-EUN, K. Two Vanguards of Illustration. In. List Books from Korea: Children's picture books. Seoul: Lti Korea, v. 23, mar. Quadrimestral. p. 19-21, 2014.
LAGO, A. Leitura da imagem. In: INSTITUTO C&A; Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Nos caminhos da literatura. São Paulo: Peirópolis, 2008.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura Infantil Brasileira: História & histórias. São Paulo: Ática. 6ª ed. 1999.
LINDEN, S. V. D. Para ler o livro ilustrado. Tradução de: Dorotheé de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MANGUEL, A. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia de Letras, 2001.
NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro ilustrado: Palavras e imagens. Tradução de: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
PANO, E. C. El discurso peritextual en el libro ilustrado infantil y juvenil. Álabe, n. 10, p.1-17, 2014.
RAMOS, G. As imagens nos livros infantis: caminhos para ler o texto visual. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
RIBEIRO, M. A relação entre o texto e a imagem. In: OLIVEIRA, I. de. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavras o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 123-139.
ROSSI, M. H. W. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2009.
SIPE, L. R. Learning from illustrations in picturebooks. p.71-98, ago. 2010.
SPINELI, P. K.; MENEZES, M. dos S.; PASCHOARELLI, L. C. O uso da fotografia no livro infantil. Projética: Revista científica de design, Londrina, v. 3, n. 1, p.131-140, jul. 2012.
TERRA, A. In: OLIVEIRA, I. de. O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavras o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008. p. 123-139.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.