LITERATURA INDÍGENA MACUXI JUNTO A DISCENTES NÃO INDÍGENAS:
VIVÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11833Palavras-chave:
Literatura, Letramento, Povo MacuxiResumo
Neste estudo, refletimos sobre a leitura da literatura indígena do povo Macuxi junto a discentes não indígenas matriculados em uma turma do 6º ano de uma escola pública da Zona da Mata pernambucana. Em sintonia com a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, oportunizamos aos/às estudantes o acesso as obras, A onça e o fogo (Kaikusiya moroopai apo’) e O Jabuti e a Onça (Kaikusiya moroopai wayamuriya), organizada por McDonnell Ronald (2011), a partir da vivência que emergiu de uma sequência didática básica. Fundamentadas em uma pesquisa aplicada, coletamos e analisamos os dados sob a lente qualitativa. Assim, concluímos que foram mobilizadas estratégias para que os/as alunos/as percebessem e compreendessem as especificidades da Literatura Indígena.
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