LITERATURA INDÍGENA MACUXI JUNTO A DISCENTES NÃO INDÍGENAS:

VIVÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sineide Albuquerque do Nascimento France
  • Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11833

Palavras-chave:

Literatura, Letramento, Povo Macuxi

Resumo

Neste estudo, refletimos sobre a leitura da literatura indígena do povo Macuxi junto a discentes não indígenas matriculados em uma turma do 6º ano de uma escola pública da Zona da Mata pernambucana. Em sintonia com a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, oportunizamos aos/às estudantes o acesso as obras, A onça e o fogo (Kaikusiya moroopai apo’) e O Jabuti e a Onça (Kaikusiya moroopai wayamuriya), organizada por McDonnell Ronald (2011), a partir da vivência que emergiu de uma sequência didática básica. Fundamentadas em uma pesquisa aplicada, coletamos e analisamos os dados sob a lente qualitativa. Assim, concluímos que foram mobilizadas estratégias para que os/as alunos/as percebessem e compreendessem as especificidades da Literatura Indígena.

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Referências

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

ALBUQUERQUE DO NASCIMENTO FRANCE, Sineide; AMORIM GOMES DA COSTA-MACIEL, Débora. LITERATURA INDÍGENA MACUXI JUNTO A DISCENTES NÃO INDÍGENAS:: VIVÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11833. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11833. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária