LITERATURA INDÍGENA MACUXI JUNTO A DISCENTES NÃO INDÍGENAS:

VIVÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11833

Palavras-chave:

Literatura, Letramento, Povo Macuxi

Resumo

Neste estudo, refletimos sobre a leitura da literatura indígena do povo Macuxi junto a discentes não indígenas matriculados em uma turma do 6º ano de uma escola pública da Zona da Mata pernambucana. Em sintonia com a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, oportunizamos aos/às estudantes o acesso as obras, A onça e o fogo (Kaikusiya moroopai apo’) e O Jabuti e a Onça (Kaikusiya moroopai wayamuriya), organizada por McDonnell Ronald (2011), a partir da vivência que emergiu de uma sequência didática básica. Fundamentadas em uma pesquisa aplicada, coletamos e analisamos os dados sob a lente qualitativa. Assim, concluímos que foram mobilizadas estratégias para que os/as alunos/as percebessem e compreendessem as especificidades da Literatura Indígena.

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Biografia do Autor

Sineide Albuquerque do Nascimento France, UPE - Universidade de Pernambuco

Professora e pesquisadora. Mestra em Educação e Especialista em Planejamento e
Gestão Escolar pela Universidade de Pernambuco (UPE). Intérprete de Línguas
Indígenas (Língua materna Macuxi) com certificação pela Universidade Federal de
Roraima (UFRR). Integrante do Coletivo Mulherio das Letras Indígenas - Ponto
Cultural estabelecido pelo Ministério da Cultural.

Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel, Universidade de Pernambuco

Professora Associada/Livre Docente de Pedagogia e do PPG em Educação (PPGE)
da Universidade de Pernambuco (UPE). Coordena o Grupo de Pesquisa em Ensino,
Letramento, Oralidade e Alfabetização (ELOA) e, em gestão compartilhada, o Laboratório Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino (LABOR), integra o Centro de
Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE).

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

FRANCE, Sineide Albuquerque do Nascimento; COSTA-MACIEL, Débora Amorim Gomes da. LITERATURA INDÍGENA MACUXI JUNTO A DISCENTES NÃO INDÍGENAS:: VIVÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11833. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11833. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária