BIBLIOTECA ESCOLAR E AMBULANTE

UMA PARCERIA EXITOSA NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Maria Eridan da Silva Santos
  • Maria Lúcia Pessoa Sampaio
  • Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra
  • Keutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11832

Palavras-chave:

Mediação de leitura, Formação de leitores, Biblioteca

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre a mediação de leitura enquanto instrumento profícuo na formação de leitores nos anos iniciais da Educação Básica. Tem como objetivo analisar as atividades de formação leitora realizadas por meio da parceria entre o Programa de extensão universitária Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) e a biblioteca de uma escola pública da cidade de Pau dos Ferros/RN, na perspectiva de formar e autoformar leitores. A metodologia está pautada na abordagem qualitativia, usando o questionário e a entrevista coletiva como técnicas para gerar o corpus de análise, a partir do qual foi possível a construção do conhecimento. A análise dos dados revelou que a parceria entre o BALE e a biblioteca da escola trouxe mudanças significativas na relação das crianças com a leitura, que foram percebidas na familia, na escola e no contexto social.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

ERIDAN DA SILVA SANTOS, Maria; LÚCIA PESSOA SAMPAIO, Maria; GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES BEZERRA, Keutre; GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES BEZERRA, Keutre. BIBLIOTECA ESCOLAR E AMBULANTE: UMA PARCERIA EXITOSA NA FORMAÇÃO DE LEITORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, p. e11832, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11832. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11832. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária