BIBLIOTECA ESCOLAR E AMBULANTE
UMA PARCERIA EXITOSA NA FORMAÇÃO DE LEITORES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11832Palavras-chave:
Mediação de leitura, Formação de leitores, BibliotecaResumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre a mediação de leitura enquanto instrumento profícuo na formação de leitores nos anos iniciais da Educação Básica. Tem como objetivo analisar as atividades de formação leitora realizadas por meio da parceria entre o Programa de extensão universitária Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) e a biblioteca de uma escola pública da cidade de Pau dos Ferros/RN, na perspectiva de formar e autoformar leitores. A metodologia está pautada na abordagem qualitativia, usando o questionário e a entrevista coletiva como técnicas para gerar o corpus de análise, a partir do qual foi possível a construção do conhecimento. A análise dos dados revelou que a parceria entre o BALE e a biblioteca da escola trouxe mudanças significativas na relação das crianças com a leitura, que foram percebidas na familia, na escola e no contexto social.
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