PROJETOS DE LEITURA LITERÁRIA EM CAXIAS DO SUL (2014 A 2022):

CONTANDO E ENCANTANDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11822%20

Palavras-chave:

Formação do leitor. , Infância., Literatura infantil. , Projetos literários.

Resumo

O presente trabalho investiga os projetos de leitura literária desenvolvidos com crianças na cidade de Caxias do Sul de 2014 a 2022 e sua contribuição na formação de leitores na infância. Estabeleceu-se como objetivo geral analisar os projetos de leituras literárias destinados a crianças, desenvolvidos na cidade, enfocando a influência e a relevância na formação dos leitores crianças. Para isso, este artigo conta com pesquisa de análise de dados (a partir de documentos oriundos dos projetos) e bibliográfica, investigando o tema a partir de autores como Agostinho (2004), Brenman (2012), Candido (1983) e Petit (2019; 2010), entre outros. Nesse ínterim, para investigar e analisar os projetos de leitura para a composição desta investigação, utilizamos a análise de conteúdo proposta por Martin W. Bauer e George Gaskell (2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Fortes Lia, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em História - PUCRS. Professora do Curso de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Ensino de História (NAEH-UCS). Editora da Revista Métis (UCS). Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ONU/ACNUR/UCS). 

Milena Aleknovic, Universidade de Caxias do Sul

Mestra em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), 2023. 

Professora de Fundamental l. 

 

Referências

AGOSTINHO, A. (Santo Agostinho). Confissões. Tradução J. Oliveira Santos e S. J. Ambrósio de Pina. São Paulo: Nova Cultural, 2004. Coleção Os Pensadores.

BAUER, W. M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Tradução Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2011.

BRENMAN, I. Através da vidraça da escola: formando novos leitores. 2. ed. Belo Horizonte: Aletria, 2012.

CANDIDO, A. O direito à literatura. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1983.

COSTA, J. P.; LIA, C. F. Imigrantes senegaleses: a presença muçulmana na serra gaúcha. RIHGRGS, Porto Alegre, n. 155, p. 185-209, dezembro de 2018.

CURY, R. História da cidade de Caxias do Sul. RGS Turismo, 1 maio 2014, s. p. Disponível em: https://www.rgstur.com/historia-da-cidade-de-caxias-do-sul/ Acesso em: 10 abr. 2022.

INSTITUTO QUINDIM, Instituto. Relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas pelo Instituto Quindim. Porto Alegre: Instituto Quindim, 2020.

JAUSS, H. La literatura como provocación. Tradução Juan Godo Costa. Barcelona: Península, 1976.

LIA, C. F.; OLIVEIRA; F. de A. de; MONTEIRO, K. Trajetórias Migrantes: Jeitos de Ser e Estar no Mundo de Demba Sokhna. Revista Transversos, Rio de Janeiro, n. 26, p. 70-90, 2022.

PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2010.

PETIT, M. Ler o mundo: Experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Tradução Julia Vidile. São Paulo: Editora 34, 2019.

REDE RECRIA. Mostra Literária da Rede Recria, 6.2013 – Recriar textos/ textos de crianças e adolescentes atendidos pela Rede Recria. Caxias do Sul: Quatrilho Editorial, 2013.

REDE RECRIA. Mostra Literária da Rede Recria, 7.2014 – Recriar textos/ textos de crianças e adolescentes atendidos pela Rede Recria. Caxias do Sul: Belas Letras Projetos Especiais, 2014.

REDE RECRIA. IX Mostra Literária da Rede Recria – Recriar textos: ler e escrever: da realidade à fantasia. Caxias do Sul: Quatrilho Editorial, 2016.

REDE RECRIA, Mostra Literária da Rede Recria- Recriar textos: muitas ideias, várias histórias. São Paulo: Paulus, 2015.

REDE RECRIA, Mostra Literária da Rede Recria – Leitura, escrita, imaginação: inventando um escritor a cada instante. Caxias do Sul: Quatrilho editorial, 2017.

REDE RECRIA, Mostra Literária da Rede Recria- Da leitura à escrita: o universo que me basta/ 11. . Caxias do Sul: Quatrilho editorial, 2018.

REDE RECRIA, Mostra Literária da Rede Recria- Há esperança na adversidade/ XII Mostra Literária: Literatura Infantil e Juvenil em Rede [ilustrações de Gio e Doug]; Caxias do Sul: Rede Recria, 2019.

SALES, F. L. O desenvolvimento econômico de Caxias do Sul na perspectiva do acervo do Museu Municipal. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL, 4., Caxias de Sul. Anais... Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2006.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

LIA, Cristine Fortes; ALEKNOVIC, Milena. PROJETOS DE LEITURA LITERÁRIA EM CAXIAS DO SUL (2014 A 2022): : CONTANDO E ENCANTANDO . Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11822 . Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11822. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária