PROJETOS DE LEITURA LITERÁRIA EM CAXIAS DO SUL (2014 A 2022):
CONTANDO E ENCANTANDO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11822%20Palavras-chave:
Formação do leitor. , Infância., Literatura infantil. , Projetos literários.Resumo
O presente trabalho investiga os projetos de leitura literária desenvolvidos com crianças na cidade de Caxias do Sul de 2014 a 2022 e sua contribuição na formação de leitores na infância. Estabeleceu-se como objetivo geral analisar os projetos de leituras literárias destinados a crianças, desenvolvidos na cidade, enfocando a influência e a relevância na formação dos leitores crianças. Para isso, este artigo conta com pesquisa de análise de dados (a partir de documentos oriundos dos projetos) e bibliográfica, investigando o tema a partir de autores como Agostinho (2004), Brenman (2012), Candido (1983) e Petit (2019; 2010), entre outros. Nesse ínterim, para investigar e analisar os projetos de leitura para a composição desta investigação, utilizamos a análise de conteúdo proposta por Martin W. Bauer e George Gaskell (2011).
Downloads
Referências
AGOSTINHO, A. (Santo Agostinho). Confissões. Tradução J. Oliveira Santos e S. J. Ambrósio de Pina. São Paulo: Nova Cultural, 2004. Coleção Os Pensadores.
BAUER, W. M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Tradução Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2011.
BRENMAN, I. Através da vidraça da escola: formando novos leitores. 2. ed. Belo Horizonte: Aletria, 2012.
CANDIDO, A. O direito à literatura. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1983.
COSTA, J. P.; LIA, C. F. Imigrantes senegaleses: a presença muçulmana na serra gaúcha. RIHGRGS, Porto Alegre, n. 155, p. 185-209, dezembro de 2018.
CURY, R. História da cidade de Caxias do Sul. RGS Turismo, 1 maio 2014, s. p. Disponível em: https://www.rgstur.com/historia-da-cidade-de-caxias-do-sul/ Acesso em: 10 abr. 2022.
INSTITUTO QUINDIM, Instituto. Relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas pelo Instituto Quindim. Porto Alegre: Instituto Quindim, 2020.
JAUSS, H. La literatura como provocación. Tradução Juan Godo Costa. Barcelona: Península, 1976.
LIA, C. F.; OLIVEIRA; F. de A. de; MONTEIRO, K. Trajetórias Migrantes: Jeitos de Ser e Estar no Mundo de Demba Sokhna. Revista Transversos, Rio de Janeiro, n. 26, p. 70-90, 2022.
PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. Tradução Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2010.
PETIT, M. Ler o mundo: Experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Tradução Julia Vidile. São Paulo: Editora 34, 2019.
REDE RECRIA. Mostra Literária da Rede Recria, 6.2013 – Recriar textos/ textos de crianças e adolescentes atendidos pela Rede Recria. Caxias do Sul: Quatrilho Editorial, 2013.
REDE RECRIA. Mostra Literária da Rede Recria, 7.2014 – Recriar textos/ textos de crianças e adolescentes atendidos pela Rede Recria. Caxias do Sul: Belas Letras Projetos Especiais, 2014.
REDE RECRIA. IX Mostra Literária da Rede Recria – Recriar textos: ler e escrever: da realidade à fantasia. Caxias do Sul: Quatrilho Editorial, 2016.
REDE RECRIA, Mostra Literária da Rede Recria- Recriar textos: muitas ideias, várias histórias. São Paulo: Paulus, 2015.
REDE RECRIA, Mostra Literária da Rede Recria – Leitura, escrita, imaginação: inventando um escritor a cada instante. Caxias do Sul: Quatrilho editorial, 2017.
REDE RECRIA, Mostra Literária da Rede Recria- Da leitura à escrita: o universo que me basta/ 11. . Caxias do Sul: Quatrilho editorial, 2018.
REDE RECRIA, Mostra Literária da Rede Recria- Há esperança na adversidade/ XII Mostra Literária: Literatura Infantil e Juvenil em Rede [ilustrações de Gio e Doug]; Caxias do Sul: Rede Recria, 2019.
SALES, F. L. O desenvolvimento econômico de Caxias do Sul na perspectiva do acervo do Museu Municipal. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TURISMO DO MERCOSUL, 4., Caxias de Sul. Anais... Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.