LER TEORIA EM RODA

A FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL A PARTIR DA LEITURA DE ARTIGOS ACADÊMICOS

Autores

  • Marília Forgearini Nunes
  • Renata Sperrhake
  • Júlia Soares Martini

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11815

Palavras-chave:

Educação, Leitura, Literatura Infantil, Mediação, Formação docente

Resumo

Tornar-se mediador de leitura de literatura infantil envolve conhecimentos específicos. Este trabalho reflete sobre a formação de mediadores de leitura de literatura infantil a partir de uma seleção de artigos acadêmicos lidos e debatidos em encontros de formação on-line promovidos por um projeto de extensão universitária. Apresenta-se a proposta de atividade de educação continuada que tem por objetivo formar mediadores de leitura literária ampliando seus conhecimentos. Listam-se os textos e temas que foram lidos e discutidos desde 2021 até 2023, explicitando quais conhecimentos foram pautados. Além disso, destacam-se falas das participantes durante os encontros, elaborando reflexões sobre os conhecimentos que podem ter sido mobilizados considerando a formação e a atuação para mediar a leitura do texto literário infantil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELMIRO, C. A.. Livro de Imagens. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DE

MINAS GERAIS. Faculdade de Educação. Centro de Alfabetização, Leitura e

Escrita. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: [s. n.], 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae. ufmg.br/glossarioceale/verbetes/livro-de-imagens. Acesso em: 27 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 1 de 15 de maio de 2006. Brasília, DF: Ministério da Educação, 15 maio 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 16 Fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 2 de 01 de julho de 2015. Brasília, DF: Ministério da Educação, 01 jul. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 16 Fev. 2024.

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

CHAMBERS, A. Diga-me: as crianças, a leitura e a conversa. São Paulo: Cortez, 2023.

CORRÊA, H. T.. Roda de Leitura. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Faculdade de Educação. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores.

Belo Horizonte: [s. n.], 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/roda-de-leitura. Acesso em: 20 fev. 2024.

COSSON, R.. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, R.. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014.

COSSON, R.. Como criar círculos de leitura na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2021.

MOLINERO, B. Censura a livros infantis é o reino encantado do 'duplipensar' de Orwell. Folha de São Paulo. 13 de setembro de 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/09/censura-a-livros-infantis-e-o-reino-encantado-do-duplipensar-de-orwell.shtml . Acesso em 1 Mar. 2023.

NUNES, M. F. FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES: UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA MEDIADA. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 42, p. 243–258, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i42.20504. Disponível em: https://erevista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/20504. Acesso em: 16 fev. 2024.

MACHADO, M. Z. V.. Poesia Infantil. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DE

MINAS GERAIS. Faculdade de Educação. Centro de Alfabetização, Leitura e

Escrita. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: [s. n.], 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.

ufmg.br/glossarioceale/verbetes/poesia-infantil. Acesso em: 28 fev. 2024.

NIKOLAJEVA, M. Reading for Learning: Cognitive Approaches to Children’s Literature. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2014.

NUNES, M. F. et al. Clube de leitura literária: encontro de leitores mediadores produtores de sentidos. In: OLIVEIRA, A. P. C. de et al. Anais do V Encontro de práticas de mediação de leitura. Camaquã: IFSul, 2021, p. 27-46. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/epmll/article/download/3090/2177 Acesso em 4 Mar. 2024.

NUNES, M. F. et al. Ler para mediar: a literatura infantil na roda. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/ler-mediar Acesso em 28 Fev. 2024.

PAULINO, G.. Leitura literária. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DE

MINAS GERAIS. Faculdade de Educação. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores.

Belo Horizonte: [s. n.], 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae. ufmg.br/glossarioceale/verbetes/leitura-literaria. Acesso em: 25 fev. 2024.

PEROZA, M. A. de R.; MARTINS, F. S.. Estado do conhecimento sobre a literatura infantil na formação inicial de professores Revista ENSIN@ UFMS, Três Lagoas/MS, v. 4, número especial, p. 85-96. Dezembro 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/377639561_Estado_do_Conhecimento_sobre_a_Literatura_Infantil_na_Formacao_Inicial_de_Professores . Acesso em 16 Fev. 2024.

QUADROS, G. R. et al. "LER: clube de leitura": espaços para ser leitor e ser mediador de leitura. 40º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – 40º SEURS. UFFS, 2023. Disponível em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/seurs/article/view/17823 . Acesso em 4 Mar. 2024.

REYES, Y. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

SALDANHA, D. M. L. L.; AMARILHA, M. Educação e literatura: a formação do pedagogo. Revista Linha Mestra. v.10, n.30, 2016, p.1163 - 1166, SET.DEZ.2016. Disponível em: https://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/761/691. Acesso em 16 Fev. 2024.

SALDANHA, D. M. L. L. O ensino de literatura no curso de pedagogia: um lugar necessário entre o institucional, o acadêmico e o formativo. 2018. 247p. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/26401/1/Ensinoliteraturacurso_Saldanha_2018.pdf Acesso em 16 Fev. 2024

SALDANHA, D. M. L. L.; AMARILHA, M. O ensino de literatura no curso de Pedagogia: uma presença necessária. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 34, n. 72, p. 151-167, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/er/v34n72/0104-4060-er-34-72-151.pdf . Acesso em 16 Fev. 2024.

SANTOS, S. A.; CAVALCANTI, M. O. C.; A presença da educação literária na formação inicial de pedagogos(as): contribuições de um componente curricular. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Belo Horizonte. Vol. 14, no. 29 (p. 77-90) 30 abr. 2022. ISSN: 2176-4360. DOI https://doi.org/10.31639/ rbpfp.v14i29.506

SOARES, M. B.; Ler, verbo intransitivo. In: PAULINO, G.; MARTINS, A. A.; PAIVA, A.; VERSIANI, Z.. (Org.). Leituras literárias: discursos transitivos. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, v. , p. 29-34.

SILVA, L. C. M. V. da. et al. Formação de mediadores de leitura de literatura infantil: alguns conhecimentos de base. Revista Claraboia. Jacarezinho/PR, n.20, p.182-194, jul./dez, 2023. Disponível em: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/1177. Acesso em: 16 Fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

NUNES, Marília Forgearini; SPERRHAKE, Renata; MARTINI, Júlia Soares. LER TEORIA EM RODA: A FORMAÇÃO DE MEDIADORES DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL A PARTIR DA LEITURA DE ARTIGOS ACADÊMICOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11815. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11815. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária