VERSOS REVELADOS EM PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA
MANIFESTAÇÕES DOS LETRAMENTOS DO PROFESSOR EM CONTEXTOS EDUCATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11813Palavras-chave:
Educação literária, Mediação literária, Letramentos do professor, PoemasResumo
O texto poético possibilita ao indivíduo conhecer a si mesmo, o outro e o contexto que o envolve, levando-o à recriação e à busca de novos sentidos com as linguagens. Assim, este artigo objetiva caracterizar práticas de mediação literária com poemas, as quais são constitutivas dos letramentos do professor em contextos educacionais. Este estudo, de abordagem qualitativa, é descritivo e analisa relatos de experiências apresentados em entrevistas semiestruturadas, materiais literários, publicações em um blog e no livro Baú de Práticas II: há 20 anos tecendo memórias entre olhares, escutas e palavras. Os resultados apontam compreensões sobre os letramentos do professor: sensibilidade aos contextos educacionais e práticas fundamentadas com metaconhecimento para condução didático-pedagógica.
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