VERSOS REVELADOS EM PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA

MANIFESTAÇÕES DOS LETRAMENTOS DO PROFESSOR EM CONTEXTOS EDUCATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11813

Palavras-chave:

Educação literária, Mediação literária, Letramentos do professor, Poemas

Resumo

O texto poético possibilita ao indivíduo conhecer a si mesmo, o outro e o contexto que o envolve, levando-o à recriação e à busca de novos sentidos com as linguagens. Assim, este artigo objetiva caracterizar práticas de mediação literária com poemas, as quais são constitutivas dos letramentos do professor em contextos educacionais. Este estudo, de abordagem qualitativa, é descritivo e analisa relatos de experiências apresentados em entrevistas semiestruturadas, materiais literários, publicações em um blog e no livro Baú de Práticas II: há 20 anos tecendo memórias entre olhares, escutas e palavras. Os resultados apontam compreensões sobre os letramentos do professor: sensibilidade aos contextos educacionais e práticas fundamentadas com metaconhecimento para condução didático-pedagógica.

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Biografia do Autor

Luciana Fidelis de Souza da Costa, FURB - Universidade Regional de Blumenau

Professora efetiva em Navegantes. Bolsista do Programa UNIEDU/FUMDES Pós-Graduação. Doutoranda em Educação (FURB). Mestre em Literatura Brasileira (UFSC); Pós-graduada em Gestão Escolar (UNIVALI); Graduada em Letras Português - Inglês (FURB). Participa do Grupo de Pesquisa Linguagens e Letramentos na Educação (FURB).

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

COSTA, Luciana Fidelis de Souza da; FISCHER, Adriana; SCHUMACHER MORESCO, Suy Mey; SCHLICHTING, Thais de Souza. VERSOS REVELADOS EM PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA: MANIFESTAÇÕES DOS LETRAMENTOS DO PROFESSOR EM CONTEXTOS EDUCATIVOS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11813. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11813. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária