FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR MEDIADOR DE LEITURA LITERÁRIA

UM PARALELO ENTRE PESQUISAS DO BRASIL E DE PORTUGAL

Autores

  • Daiana Lima Tarachuk
  • Fernando Azevedo
  • Elisa Maria Dalla-Bona

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11812

Palavras-chave:

Mediação de leitura literária, Formação inicial de professores, Formação de leitores, Literatura Infantil e Juvenil

Resumo

Para potencializar a formação do leitor em início de escolarização, exige-se do professor-mediador de leitura literária o domínio de um conjunto complexo de saberes que contemplam conhecimentos teóricos, didáticos e metodológicos, bem como ser um leitor com repertório variado. Com isso, a partir de uma revisão de literatura, para este artigo definiu-se como objetivo traçar um paralelo entre duas pesquisas, Saldanha (Brasil, 2018) e Pinto (Portugal, 2020), que apresentam um panorama geral sobre a formação inicial de professores que atuarão como mediadores de leitura literária nos anos iniciais da educação básica. Essas pesquisas constataram a necessidade de oferta de disciplinas obrigatórias nos cursos de licenciatura que fomentem o hábito leitor do professor e alicercem a sua formação teórica e didático-metodológica. 

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

TARACHUK, Daiana Lima; AZEVEDO, Fernando; DALLA-BONA, Elisa Maria. FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR MEDIADOR DE LEITURA LITERÁRIA: UM PARALELO ENTRE PESQUISAS DO BRASIL E DE PORTUGAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11812. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11812. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária