FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR MEDIADOR DE LEITURA LITERÁRIA
UM PARALELO ENTRE PESQUISAS DO BRASIL E DE PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11812Palavras-chave:
Mediação de leitura literária, Formação inicial de professores, Formação de leitores, Literatura Infantil e JuvenilResumo
Para potencializar a formação do leitor em início de escolarização, exige-se do professor-mediador de leitura literária o domínio de um conjunto complexo de saberes que contemplam conhecimentos teóricos, didáticos e metodológicos, bem como ser um leitor com repertório variado. Com isso, a partir de uma revisão de literatura, para este artigo definiu-se como objetivo traçar um paralelo entre duas pesquisas, Saldanha (Brasil, 2018) e Pinto (Portugal, 2020), que apresentam um panorama geral sobre a formação inicial de professores que atuarão como mediadores de leitura literária nos anos iniciais da educação básica. Essas pesquisas constataram a necessidade de oferta de disciplinas obrigatórias nos cursos de licenciatura que fomentem o hábito leitor do professor e alicercem a sua formação teórica e didático-metodológica.
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