FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR MEDIADOR DE LEITURA LITERÁRIA

UM PARALELO ENTRE PESQUISAS DO BRASIL E DE PORTUGAL

Autores

  • Daiana Lima Tarachuk
  • Fernando Azevedo
  • Elisa Maria Dalla-Bona

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11812

Palavras-chave:

Mediação de leitura literária, Formação inicial de professores, Formação de leitores, Literatura Infantil e Juvenil

Resumo

Para potencializar a formação do leitor em início de escolarização, exige-se do professor-mediador de leitura literária o domínio de um conjunto complexo de saberes que contemplam conhecimentos teóricos, didáticos e metodológicos, bem como ser um leitor com repertório variado. Com isso, a partir de uma revisão de literatura, para este artigo definiu-se como objetivo traçar um paralelo entre duas pesquisas, Saldanha (Brasil, 2018) e Pinto (Portugal, 2020), que apresentam um panorama geral sobre a formação inicial de professores que atuarão como mediadores de leitura literária nos anos iniciais da educação básica. Essas pesquisas constataram a necessidade de oferta de disciplinas obrigatórias nos cursos de licenciatura que fomentem o hábito leitor do professor e alicercem a sua formação teórica e didático-metodológica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALFONSO-BENLLIURE, V.; MÍNGUEZ-LÓPEZ, X. Literary Competence and Creativity in Secondary Students. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, Murcia, v. 97, n. 36.3, p. 155-170, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47553/rifop.v97i36.3.96542. Acesso em: 22 jan. 2024.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004. 223 p.

CERRILLO, P. C.; LARRAÑAGA, E.; YUBERO, S. Libros, lectores y mediadores. Ediciones de la Universidad de Castilla La Mancha, 2002, 145p.

CERRILLO, P. C. Literatura Infantil e Mediação Leitora. In: AZEVEDO, F. (Coord.). Língua Materna e Literatura Infantil: Elementos Nucleares para Professores do Ensino Básico. Lisboa: Lidel, 2006. p. 33-46.

CUNHA, V. A. Encouraging Reading Habits as the Basis of Human Development. Bibliothek Forschung und Praxis, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 261-264, 2011.

DÍAZ-DÍAZ, M.; ECHEGOYEN, Y.; MARTÍN-EZPELETA, A. Del lector ideal al mediador competente: Metacognición y hábitos lectores en la formación de docentes. Ocnos. Revista de estudos sobre leitura, [S. l.], v. 21, n. 2, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.18239/ocnos_2022.21.2.2967. Acesso em: 30 jan. 2024.

FONSECA, J. R.; DALLA-BONA, E. M. da. Análise de obras da literatura infantil como estratégia de formação do pedagogo/professor: saber ler, saber escolher. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 72, p. 39-56, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.62754. Acesso em: 30 jan. 2024.

MARTINS, J. P.; AZEVEDO, F. Educação Literária e Mediadores. In: AZEVEDO, F.; BALÇA, A. (Coord.). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor, 2016. p. 49-58.

MENDOZA FILLOLA, A. El intertexto lector. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2008a. Disponível em: https://www.cervantesvirtual.com/nd/ark:/59851/bmc988p7. Acesso em: 22 jan. 2023.

MENDOZA FILLOLA, A. La educación literaria: bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2008b. Disponível em: https://www.cervantesvirtual.com/nd/ark:/59851/bmcf19d9. Acesso em: 23 jan. 2024.

NEITZEL, A. d. A.; BRIDON, J.; WEISS, C. S. Mediações em leitura: encontros na sala de aula. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 97, n. 246, p. 305-322, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s2176-6681/379014641. Acesso em: 27 jan. 2023.

NUZZACI, A.; NIRCHI, S. The "Competent Literary" Teacher: The New Perspectives of Initial Teacher Training. Journal of Literature and Art Studies, [S. l.], v. 6, p. 530-548, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.17265/2159-5836/2016.05.010. Acesso em: 18 jan. 2023.

PINTO, A. I. de S. F. A formação do professor de Língua Portuguesa: o lugar da educação literária. 2020. 284f. Tese (Doutoramento em Ciências da Educação) - Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Braga/Portugal. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/76130. Acesso em: 04 dez. 2023.

ROSÁRIO, M.; ROCHA, T. Mediação de Leitura: A Experiência do “Projeto Circuito de Leitura: Lendo Para Ser Feliz”. Revista Conexões de Saberes, Belém, v. 4, n. 2, p. 6-23, 2020. DOI: 10.18542/rcs.v4i2.11456. Acesso em: 19 dez. 2023.

SAINZ GONZÁLEZ, L. M. La importancia del mediador: una experiencia en la formación de lectores. Revista de Educación, Madrid, p. 357-362, 2005.

SALDANHA, D. M. L. L. O ensino de literatura no curso de pedagogia: um lugar necessário entre o institucional, o acadêmico e o formativo. 2018. 246f. Tese (Doutorado) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/26401/1/Ensinoliteraturacurso_Saldanha_2018.pdf. Acesso em: 04 dez. 2023.

VILELAS, J. O estado de arte do fenômeno em estudo. In: VILELAS, J. (org.). Investigação: o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo, 2020. p. 99-162.

Downloads

Publicado

2024-10-02

Como Citar

TARACHUK, Daiana Lima; AZEVEDO, Fernando; DALLA-BONA, Elisa Maria. FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR MEDIADOR DE LEITURA LITERÁRIA: UM PARALELO ENTRE PESQUISAS DO BRASIL E DE PORTUGAL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11812. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11812. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária