ESPAÇOS, ENCONTROS E BURBURINHOS SOBRE FORMAÇÃO LITERÁRIA:
A FEIRA DO LIVRO INFANTIL DE BOLONHA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11806Palavras-chave:
Educação literária, Feira do livro infantil de Bolonha, Formação de leitoresResumo
Objetiva-se apresentar um recorte da 60ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha (2023), que reúne diversos profissionais do universo livreiro. Assim, buscamos dialogar sobre as possibilidades de educação literária e de formação de leitores em espaços não institucionais. Como procedimento metodológico, realizamos entrevistas com autores, ilustradores e tradutores, nas quais se revelam impressões, tendências e concepções sobre o livro e seus elementos constitutivos: promoção e circulação da leitura, leitor literário e a própria feira. Disso resultam nossas considerações, segundo as quais a feira funciona como esse lugar repleto de discursos acerca da literatura e seus elementos: texto verbal e visual, linguagens, tradução, repertório, intercâmbio, ou seja, trata-se de uma rica oportunidade para todo professor/mediador de leitura.
Downloads
Referências
ANDRADE, C. D. de. Auto-retrato e outras crônicas. Rio de Janeiro: Record, 1989.
BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BARTHES, R. A aula. São Paulo: Cultrix, 2008.
BOLOGNA CHILDREN’S BOOK FAIR. Facts and Figures, 2023. Disponível em https://www.bolognachildrensbookfair.com/en/about/facts-and-figures/5643.html Acesso em: 13 de fev. 2024.
BOLOGNA CHILDREN’S BOOK FAIR 2023: Still Rocking at 60!. Giornale della Libreria, Italia, Março 2023, p. 10.
COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COSSON, R. Círculo de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2020.
DALVI, M. A. Educação literária: história, formação e experiências. In: DALVI et al. (Orgs.). Literatura e educação : história, formação e experiência. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018.
FORMIDABILE. Rébecca Dautremer e il viaggio di Jacominus. Cultura Bologna, 2023. Disponível em ttps://www.culturabologna.it/events/formidabile. Acesso em: 10 de fev. 2023.
ILLUSTRATORS ANNUAL 2023. Italy, 2023.
LÓPES, A. Trabajo en proceso. Fundación SM, 2023, 1 vídeo (6 min). Disponível em: https://vimeo.com/smeducamos Acesso em: 25 fev. 2024.
MAZON, N. H. B.; REILY L. H. Feiras de livros como espaços de encontros: repercussões no processo criativo de ilustradores brasileiros. Manuscrítica: Processos de criação do Livro para a Infância: Imagem, Palavra e Construção Poética. n. 37, p. 64-79, jun. 2019.
PALO, M. J. Literatura Infantil: voz de criança. São Paulo: Ática, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.