ESPAÇOS, ENCONTROS E BURBURINHOS SOBRE FORMAÇÃO LITERÁRIA:

A FEIRA DO LIVRO INFANTIL DE BOLONHA

Autores

  • Lilane Maria de Moura Chagas Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Cleber Fabiano Silva Fatum
  • Adriane Forster Mohr

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11806

Palavras-chave:

Educação literária, Feira do livro infantil de Bolonha, Formação de leitores

Resumo

Objetiva-se apresentar um recorte da 60ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha (2023), que reúne diversos profissionais do universo livreiro. Assim, buscamos dialogar sobre as possibilidades de educação literária e de formação de leitores em espaços não institucionais. Como procedimento metodológico, realizamos entrevistas com autores, ilustradores e tradutores, nas quais se revelam impressões, tendências e concepções sobre o livro e seus elementos constitutivos: promoção e circulação da leitura, leitor literário e a própria feira.  Disso resultam nossas considerações, segundo as quais a feira funciona como esse lugar repleto de discursos acerca da literatura e seus elementos: texto verbal e visual, linguagens, tradução, repertório, intercâmbio, ou seja, trata-se de uma rica oportunidade para todo professor/mediador de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilane Maria de Moura Chagas, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade do Minho (UMinho/Portugal) em Literatura para Infância. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED/UFSC). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Literatura Infantil e Juvenil e Prática de Mediação Literária (Literalise/UFSC) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Literatura e Educação (GEPILE/UFSC)

Cleber Fabiano Silva, Fatum

Doutor e mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Graduado em Letras. Diretor da FATUM Educação e Editora. Professor nos cursos pós-graduação nas áreas de Letras e Pedagogia. Escritor de livros teóricos sobre crítica da Literatura. Participou de seminários e congressos internacionais nas áreas de literatura e narração oral em Cuba, Portugal, Itália, Colômbia, Argentina, Nicarágua, Panamá, Venezuela, Chile, Bolívia, Alemanha, Irã e México.

Adriane Forster Mohr

Pedagoga, graduada pela UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina, com especialização em Alfabetização e Letramento, Gestão Escolar e Docência na Educação Infantil, ambas pela FMP – Faculdade Municipal de Palhoça. Especialista em Contação de Histórias e Literatura Infanto-Juvenil pela FATUM. Atualmente é professora alfabetizadora nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Referências

ANDRADE, C. D. de. Auto-retrato e outras crônicas. Rio de Janeiro: Record, 1989.

BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BARTHES, R. A aula. São Paulo: Cultrix, 2008.

BOLOGNA CHILDREN’S BOOK FAIR. Facts and Figures, 2023. Disponível em https://www.bolognachildrensbookfair.com/en/about/facts-and-figures/5643.html Acesso em: 13 de fev. 2024.

BOLOGNA CHILDREN’S BOOK FAIR 2023: Still Rocking at 60!. Giornale della Libreria, Italia, Março 2023, p. 10.

COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COSSON, R. Círculo de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2020.

DALVI, M. A. Educação literária: história, formação e experiências. In: DALVI et al. (Orgs.). Literatura e educação : história, formação e experiência. Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2018.

FORMIDABILE. Rébecca Dautremer e il viaggio di Jacominus. Cultura Bologna, 2023. Disponível em ttps://www.culturabologna.it/events/formidabile. Acesso em: 10 de fev. 2023.

ILLUSTRATORS ANNUAL 2023. Italy, 2023.

LÓPES, A. Trabajo en proceso. Fundación SM, 2023, 1 vídeo (6 min). Disponível em: https://vimeo.com/smeducamos Acesso em: 25 fev. 2024.

MAZON, N. H. B.; REILY L. H. Feiras de livros como espaços de encontros: repercussões no processo criativo de ilustradores brasileiros. Manuscrítica: Processos de criação do Livro para a Infância: Imagem, Palavra e Construção Poética. n. 37, p. 64-79, jun. 2019.

PALO, M. J. Literatura Infantil: voz de criança. São Paulo: Ática, 1992.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

CHAGAS, Lilane Maria de Moura; SILVA, Cleber Fabiano; MOHR, Adriane Forster. ESPAÇOS, ENCONTROS E BURBURINHOS SOBRE FORMAÇÃO LITERÁRIA: : A FEIRA DO LIVRO INFANTIL DE BOLONHA . Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11806. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11806. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária