100 ANOS DE BAMBI:
PERCURSOS LITERÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11805Palavras-chave:
formação de professores, educação literária, Bambi, literatura infantojuvenilResumo
A comemoração de centenários de autores ou obras consagradas constitui uma oportunidade para desenvolver percursos de leitura literária junto dos principais mediadores de leitura. Neste artigo, tendo por base o clássico de Félix Salten, Bambi uma vida nos bosques, refletiremos sobre o lugar da educação literária na formação inicial e contínua de professores, e na prossecução de diretrizes governamentais. Partindo da experiência, apresentaremos potencialidades da obra no desenvolvimento de projetos de leitura transversais ao currículo e algumas estratégias experimentadas, o que nos permitirá compreender o impacto deste trabalho ao nível do conhecimento de clássicos da literatura, do desenvolvimento da consciência ambiental e da alteridade, da intertextualidade, da transversalidade curricular da literatura, ou do desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.
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