100 ANOS DE BAMBI:

PERCURSOS LITERÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11805

Palavras-chave:

formação de professores, educação literária, Bambi, literatura infantojuvenil

Resumo

A comemoração de centenários de autores ou obras consagradas constitui uma oportunidade para desenvolver percursos de leitura literária junto dos principais mediadores de leitura. Neste artigo, tendo por base o clássico de Félix Salten, Bambi uma vida nos bosques, refletiremos sobre o lugar da educação literária na formação inicial e contínua de professores, e na prossecução de diretrizes governamentais. Partindo da experiência, apresentaremos potencialidades da obra no desenvolvimento de projetos de leitura transversais ao currículo e algumas estratégias experimentadas, o que nos permitirá compreender o impacto deste trabalho ao nível do conhecimento de clássicos da literatura, do desenvolvimento da consciência ambiental e da alteridade, da intertextualidade, da transversalidade curricular da literatura, ou do desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.

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Biografia do Autor

Lúcia BARROS, Universidade do Minho

Nasceu em Paris no ano da Revolução dos Cravos. É professora bibliotecária coordenadora no Agrupamento de Escolas António Feijó, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e Formadora de Professores nas áreas da Educação Literária, Literatura Infantil, Escrita Criadora e Formação de Leitores e Mediadores. É doutorada em Estudos da Criança – Literatura para a Infância, pelo Instituto da Educação da Universidade do Minho. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança, na mesma universidade, e integra a comissão científica do Plano Local de Leitura de Braga. Faz investigação na área da Educação Literária, Literatura para a Infância e Juventude, Formação de Leitores e Mediadores, áreas a que se encontram ligadas várias publicações.  

Desde 2007 que concebe, coordena e dinamiza projetos de promoção da leitura em ambiente familiar, trabalho que tem vindo a ser reconhecido, a nível nacional, com distinções e prémios diversos. É mentora e cocoordenadora do projeto Escola de Pais. Organiza, com regularidade, eventos formativos dirigidos a docentes, alunos e famílias, tertúlias e saraus temáticos, encontros com escritores, ilustradores e outros agentes culturais. 

Vive em Ponte de Lima e é apaixonada pela vida, pelo verde, pelas pessoas e pelos livros. Porque acredita no poder transformador da leitura, encara a mediação como uma missão, de que é reflexo a sua página web Educação Literária na Família, espaço onde apresenta sugestões de obras destinadas à infância (e não só), propostas de abordagem aos livros em contexto familiar e escolar, e ainda passatempos e desafios. 

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

BARROS, Lúcia. 100 ANOS DE BAMBI: : PERCURSOS LITERÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA DE PROFESSORES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11805. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11805. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária