A CASA DA POESIA:
PERCURSOS DE/PARA UM ROTEIRO POÉTICO NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11804Palavras-chave:
Didática da Poesia para a Infância. , Competência literária. , Diálogos interartísticos. , Diálogos intertextuais.Resumo
Este estudo apresenta resultados de uma parte de um projeto de intervenção que contou, para efeitos de análise e exploração, com textos poéticos que estabelecem ligações intertextuais entre si; e com as suas ilustrações. Orientado metodologicamente pela investigação-ação, os planos desenvolveram-se com base nas necessidades detetadas e nos contributos teóricos de Mendoza Fillola (2004), Yopp e Yopp (2006) ou Dalla-Bona (2017). A partir de uma abordagem à educação literária, estes diálogos interartísticos exigiram novas formas de leitura e as estratégias adotadas revelaram a sua eficácia no favorecimento da apropriação da palavra poética e do desenvolvimento das competências literária e intertextual, resultando em atividades motivadoras que instruíram/favoreceram a apreciação da leitura literária por parte de crianças em contexto escolar.
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