A CASA DA POESIA:

PERCURSOS DE/PARA UM ROTEIRO POÉTICO NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11804

Palavras-chave:

Didática da Poesia para a Infância. , Competência literária. , Diálogos interartísticos. , Diálogos intertextuais.

Resumo

Este estudo apresenta resultados de uma parte de um projeto de intervenção que contou, para efeitos de análise e exploração, com textos poéticos que estabelecem ligações intertextuais entre si; e com as suas ilustrações. Orientado metodologicamente pela investigação-ação, os planos desenvolveram-se com base nas necessidades detetadas e nos contributos teóricos de Mendoza Fillola (2004), Yopp e Yopp (2006) ou Dalla-Bona (2017). A partir de uma abordagem à educação literária, estes diálogos interartísticos exigiram novas formas de leitura e as estratégias adotadas revelaram a sua eficácia no favorecimento da apropriação da palavra poética e do desenvolvimento das competências literária e intertextual, resultando em atividades motivadoras que instruíram/favoreceram a apreciação da leitura literária por parte de crianças em contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FERREIRA, I. R. C. et al. Percepções de gestores locais sobre a intersetorialidade no Programa Saúde na Escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 56, p. 61-76, jan./mar. 2014.

ANTUNES, C. DIAS, M., & SILVA, S. (2014). Para uma leitura do texto-mundo: educação literária e expressão e educação dramática/teatro. O conto é teu, o conto é nosso. In: XII CONGRESSO DA SPCE: ESPAÇOS DE INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO E AÇÃO INTERDISCIPLINAR, 2014, Vila Real. Atas do XII Congresso da SPCE: Espaços de Investigação, reflexão e ação interdisciplinar. Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), 2014.

BRAGA, F. Planificações: novos papéis, novos modelos. Edições ASA, 2004.

COHEN, L.; MANION, L. Research Methods in Education. 5.ed. London: Routledge, 1994.

COLOMER, T. La formación del lector literario. Barcelona: Barcanova, 1988.

COUTINHO, C. et al. Investigação-Acção: Metodologia preferencial nas práticas educativas. Psicologia, Educação e Cultura, Braga, vol. XIII, n. 2, p. 355-380, dez. 2009.

DALLA-BONA, E. Leitura em voz alta na sala de aula: a Materialização do texto literário. Nuances: estudos sobre Educação, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 112-126, jan./abril. 2017.

DICIONÁRIO PRIBERAM DA LÍNGUA PORTUGUESA, música. 2008-2024. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/m%C3%BAsica. Acesso em: 05 jan. 2024.

ELLIOT, J. Action Research for Educational Change. Bristol: Open University Press, 1991.

GUEDES, T. Lua. In: GUEDES, T. (aut.). Real…mente. Lisboa: Caminho, 2005, p. 55.

LATORRE, A. La investigación-acción. Conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelona: Editorial Graó, 2008.

MEDINA, M. B.; PRADES, D. A formação de mediadores: por que e para que promover a leitura? In: PRADES, D.; LEITE, P. B. P. (org.). A formação dos mediadores. São Paulo: Livros da Matriz, 2015, p. 16-28.

MENDOZA FILLOLA, A. La educación literária: bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Málaga: Aljibe, 2004.

MÉSSEDER, J. P.; CAIANO, R. Barquinho cor de pérola. In: MÉSSEDER, J. P.; CAIANO, R. (aut.). Olhos tropeçando em nuvens e outras coisas – haicais ou quase. Lisboa: Caminho, 2017, p. 30.

MÉSSEDER, J. P.; CAIANO, R. Mar. In: MÉSSEDER, J. P.; CAIANO, R. (aut.). Coisas que gostam de coisas. Lisboa: Caminho, 2021, p. 28.

PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

REIS, C. et al. Programas de Português do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, 2009.

ROIG-RECHOU, B. Educação literária e Literatura Infantojuvenil. Porto: Tropelias & Companhia, 2013.

SOARES, L. D. Mar. Oeiras: GATAfunho, 2008, p. 21.

SOARES, L. D.; PEREIRA, P. S. Mar. Oeiras: GATAfunho, 2008.

YOPP, R.; YOPP, H. Literature based reading activities. Boston: Pearson, 2006.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

LIMA ALVES, Sara; REIS DA SILVA, Sara. A CASA DA POESIA: : PERCURSOS DE/PARA UM ROTEIRO POÉTICO NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO . Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11804. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11804. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária