A LITERATURA NO DIGITAL: PERCEPÇÕES DOS JOVENS BRASILEIROS E PORTUGUESES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11555Palavras-chave:
Literatura, Tela, Formação LeitoraResumo
Nos últimos anos, o interesse pela leitura na tela aumentou significativamente, o que indica que mudanças no suporte podem refletir no comportamento do leitor. Diante disso, este artigo objetiva analisar as percepções dos jovens sobre a leitura no impresso e no digital. Para tanto, realizou-se um recorte dos dados recolhidos em uma tese em andamento no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Logo, enfocam-se as respostas de estudantes do último ano da escolarização de dois contextos – cinco escolas públicas brasileiras e uma portuguesa - dadas a um questionário on-line. Como procedimentos metodológicos, realizamos uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Como resultados, observamos que os jovens prezam pelo livro físico por diferentes motivos, mas estão abertos a novas experiências leitoras na era digital.
Downloads
Referências
CHARTIER, R. Entrevista. In: CURCINO, L. A leitura em telas - um convite à reflexão em tempos pandêmicos: entrevista com Roger Chartier. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 14, p. 115-137, 4 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.47249/rba2021532. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/532. Acesso em: 01 nov. 2023.
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. Tradução de Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
CHARTIER, R. Um mundo sem livros e sem livrarias? São Paulo: Letraviva, 2020.
CORDÓN-GARCÍA, J. A. La evolución de la lectura digital: modelos, dispositivos, aplicaciones y prácticas de lectura. In: CENTRO NACIONAL DE INNOVACIÓN E INVESTIGACIÓN EDUCATIVA. Lectoescritura digital. España: Ministerio de Educación y Formación Profesional, 2019. p. 7-17. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=831233. Acesso em: 01 nov. 2023.
PIANZOLA, F. Chapter 5. The impact of digital reading. In: PIANZOLA, F. Digital Social Reading: Sharing Fiction in the 21st Century. MIT Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.1162/ba67f642.a0d97dee. Disponível em: https://wip.mitpress.mit.edu/pub/1yi1bmwk/release/1?readingCollection=a0d97dee. Acesso em: 04 nov. 2023.
SCHILHAB, T. BALLING, G.; KUZMIČOVÁ, A. La disminución de la materialidade en el tránsito de la lectura impresa a la lectura en pantalla. In: KOVAC, M.; WEEL, A. V. D. (org.). Lectura en papel vs. Lectura en pantalla. Traducción de Laura Tibaquira. CERLARC-Unesco: Bogotá, Colombia, 2020. p. 106-127.
Disponível em: https://cerlalc.org/publicaciones/dosier-lectura-en-papel-vs-lectura-en-pantalla/. Acesso em: 19 abr. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do(a) autor,(a) com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
Os textos publicados são de integral e exclusiva responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es).
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) autoriza(m) a publicação do texto na revista;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) garante(m) que a contribuição é original e inédita, e que ela não se encontra em avaliação em outra(s) revista(s);
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade do(a) autor(a) e co-autor(a/es);
• É reservado aos editores o direito de promover ajustes textuais e de adequação do texto às normas de publicação;
• O(a) autor(a) e co-autor(a/es) declaram que o texto não é objeto de quaisquer conflitos de interesse.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.