A LITERATURA NO DIGITAL: PERCEPÇÕES DOS JOVENS BRASILEIROS E PORTUGUESES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11555

Palavras-chave:

Literatura, Tela, Formação Leitora

Resumo

Nos últimos anos, o interesse pela leitura na tela aumentou significativamente, o que indica que mudanças no suporte podem refletir no comportamento do leitor. Diante disso, este artigo objetiva analisar as percepções dos jovens sobre a leitura no impresso e no digital. Para tanto, realizou-se um recorte dos dados recolhidos em uma tese em andamento no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Logo, enfocam-se as respostas de estudantes do último ano da escolarização de dois contextos – cinco escolas públicas brasileiras e uma portuguesa - dadas a um questionário on-line. Como procedimentos metodológicos, realizamos uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Como resultados, observamos que os jovens prezam pelo livro físico por diferentes motivos, mas estão abertos a novas experiências leitoras na era digital.

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Biografia do Autor

Patrícia Cardoso Batista, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com período sanduíche na Universidade de Évora (UE). 

Angela Balça, Universidade de Évora

Doutora em Pedagogia e Educação. Professora Auxiliar no departamento de Pedagogia e Educação na Universidade de Évora. 

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação. Professora Adjunta no departamento de Letras Vernáculas e Clássicas na Universidade Estadual de Londrina.

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Disponível em: https://cerlalc.org/publicaciones/dosier-lectura-en-papel-vs-lectura-en-pantalla/. Acesso em: 19 abr. 2023.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

BATISTA, Patrícia Cardoso; BALÇA, Angela; LIMA, Sheila Oliveira. A LITERATURA NO DIGITAL: PERCEPÇÕES DOS JOVENS BRASILEIROS E PORTUGUESES. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11555. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11555. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária