LEITURA EM TEMPOS DIGITAIS:

O POTENCIAL DO HIPERTEXTO NO DESENVOLVIMENTO DO LEITOR INFANTIL

Autores

  • Katrielen Cristini dos Santos Ribeiro Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Karina Marcon Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542022e11501

Palavras-chave:

Leitura. Mídias digitais. Hipertexto.

Resumo

Dado o contexto comunicacional atual onde as mídias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano das crianças, este artigo objetiva analisar o potencial do hipertexto no desenvolvimento do leitor infantil em tempos de leitura digital. Por meio de uma revisão narrativa de literatura discutimos o potencial do hipertexto para o multiletramento, buscando compreender sua natureza e como este espaço de leitura e escrita está presente na atualidade, além de abordar as diferentes formas em que as mídias digitais se apresentam como aliadas da leitura, seja na difusão da leitura nas comunidades digitais, seja em sua utilização conjunta com a leitura impressa nos processos de ensino-aprendizagem. Os resultados destacam a ausência de publicações que tratam especificamente do multiletramento na infância e do desenvolvimento do leitor infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katrielen Cristini dos Santos Ribeiro, Universidade do Estado de Santa Catarina

Katrielen Cristini dos Santos Ribeiro
Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa
Catarina - Brasil.

Email: katrielencristini@gmail.com

https://orcid.org/0009-0006-5395-2357

Karina Marcon, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina - Brasil.

Doutora em Educação – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, Santa
Catarina - Brasil.

Email: karina.marcon@udesc.br

https://orcid.org/0000-0002-3842-5296

Atenciosamente

Katrielen Ribeiro

Referências

BARBOSA, V. S.; ARAÚJO, A. D.; ARAGÃO, C. O.. Multimodalidade e multiletramentos: análise de atividades de leitura em meio digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.1, n. 4, p. 623-650, dez, 2016.

CETIC.BR. Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil – TIC Kids Online Brasil 2021. Disponível em: https://cetic.br/pt/tics/kidsonline/2021/criancas/. Acesso em 18 nov 2022.

CORDEIRO, A. M. et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007.

COSCARELLI, C. V. Textos e hipertextos: procurando o equilíbrio. Linguagem em (Dis)curso, v.9, n.3, p. 549-564, dez, 2009.

COSTA, S. R. (Hiper)textos ciberespaciais: mutações do/no ler-escrever. Cadernos CEDES, v. 25, n.65, p. 102-116, abr, 2005.

DALEY, E. Expandindo o conceito de letramento. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 49, n.2, p. 481-491, jul/dez, 2010.

DOMINGOS, A. C. M. Hiperleitura e leituras: pensando a formação de hiperleitores. UNISC, jan, 2016.

FREITAS, P. M. Leitura e Mídias: desafios e oportunidades. UFSM, 2013.

LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 49, n.2, p. 455-479, jul/dez, 2010.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

MARCUSCHI, L. A. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & Ensino, Universidade Federal de Pernambuco, v. 4, n.1, p. 79-111, 2001.

PEREIRA, P. H. Novas tecnologias, mídias e as práticas de leitura do cânone na escola. Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Línguas e culturas em contato, n. 53, p. 589-607, 2017.

RIBEIRO, A. E. Navegar sem ler, ler sem navegar e outras combinações de habilidades do leitor. Educação em Revista, v. 25, n.3, p. 75-102, dez, 2009.

SANTAELLA, L. Novos Desafios da Comunicação. Lumina, FACOM/UFJF, v. 4, n.1, p. 1-10, jan/jun, 2001.

SNYDER, I. Antes, agora, adiante: hipertexto, letramento e mudança. Educação em Revista, v. 26, n.3, p. 255-281, dez, 2010.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n.81, p. 143-160, dez. 2002.

WOLF, M. O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era. São Paulo: Contexto, 2019.

Downloads

Publicado

2024-10-01

Como Citar

RIBEIRO, Katrielen Cristini dos Santos; MARCON, Karina. LEITURA EM TEMPOS DIGITAIS:: O POTENCIAL DO HIPERTEXTO NO DESENVOLVIMENTO DO LEITOR INFANTIL. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 19, 2024. DOI: 10.7867/1809-03542022e11501. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11501. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Literária