O BICHO

UMA ANÁLISE ZOOCRÍTICO-POÉTICA PARA UM ENSINO INTER E TRANSDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11498

Palavras-chave:

Zooliteratura, Zoopoética, Educação

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o poema O Bicho, de Manuel Bandeira, buscando indicar contribuições ao processo de ensino e aprendizagem inter e transdisciplinar de ciências, mediado por metodologias ativas. Esta pesquisa se caracteriza como descritivo-explicativa e adota como método de investigação a Análise do Discurso. Como resultados, há a constatação de que a Zoopoética, a partir desse poema, permite uma análise zoontológica, resgatando o tema do humano e da senciência animal, o que dá margem a uma imersão de conhecimentos (histórico-filosóficos, literário-jurídico-psicanalíticos). Logo, tal realidade suscita um processo de ensino e aprendizagem inter e transdisciplinar de ciências, no qual as metodologias ativas podem fortalecê-lo ao criar propostas pedagógicas que incitem essa dinâmica de relações.

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Biografia do Autor

Elisângela Campos Damasceno Sarmento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Pós-Doutora em Ensino - Programa de Pós-Graduação em Rede Nordeste de Ensino – RENOEN – UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Doutora em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental – UNEB (Universidade Estadual da Bahia). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI – Campus Paulistana.

Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-Doutor em Comportamento pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto/Portugal. Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade de Buenos Aires. Professor Associado III da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE – Campus Recife.

 

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

SARMENTO, Elisângela Campos Damasceno; MOURA, Geraldo Jorge Barbosa de. O BICHO: UMA ANÁLISE ZOOCRÍTICO-POÉTICA PARA UM ENSINO INTER E TRANSDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11498, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11498. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11498. Acesso em: 20 abr. 2025.