O BICHO
UMA ANÁLISE ZOOCRÍTICO-POÉTICA PARA UM ENSINO INTER E TRANSDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11498Palavras-chave:
Zooliteratura, Zoopoética, EducaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo analisar o poema O Bicho, de Manuel Bandeira, buscando indicar contribuições ao processo de ensino e aprendizagem inter e transdisciplinar de ciências, mediado por metodologias ativas. Esta pesquisa se caracteriza como descritivo-explicativa e adota como método de investigação a Análise do Discurso. Como resultados, há a constatação de que a Zoopoética, a partir desse poema, permite uma análise zoontológica, resgatando o tema do humano e da senciência animal, o que dá margem a uma imersão de conhecimentos (histórico-filosóficos, literário-jurídico-psicanalíticos). Logo, tal realidade suscita um processo de ensino e aprendizagem inter e transdisciplinar de ciências, no qual as metodologias ativas podem fortalecê-lo ao criar propostas pedagógicas que incitem essa dinâmica de relações.
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