EXPLORANDO AS VIVÊNCIAS GENERIFICADAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DE STORYTELLING
DOI:
https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11463Palavras-chave:
Gênero, Educação Física, Storytelling, Pesquisa qualitativaResumo
Analisamos a trajetória da generificação dos corpos dos/as acadêmicos/as de Educação Física, compreendendo o lugar das práticas corporais e esportivas nesse processo. Utilizamos uma abordagem autobiográfica, onde 39 os/as acadêmicos/as produziram Storytelling narrando suas vivências de gênero e 8 foram entrevistados/a sobre o tema. As análises evidenciaram que as crianças são expostas a um processo de generificação de seus corpos. A Educação Física escolar apresenta um ambiente permeado por desigualdades e hierarquias, as meninas frequentemente ocupam uma posição secundária e os meninos se apropriam das atividades. É necessário que as relações de gênero sejam trabalhadas na formação inicial em Educação Física para que os/as professores/as estejam capacitados/as para desenvolverem estratégias de equidade de gênero.
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