EXPLORANDO AS VIVÊNCIAS GENERIFICADAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DE STORYTELLING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1809-03542025e11463

Palavras-chave:

Gênero, Educação Física, Storytelling, Pesquisa qualitativa

Resumo

Analisamos a trajetória da generificação dos corpos dos/as acadêmicos/as de Educação Física, compreendendo o lugar das práticas corporais e esportivas nesse processo. Utilizamos uma abordagem autobiográfica, onde 39 os/as acadêmicos/as produziram Storytelling narrando suas vivências de gênero e 8 foram entrevistados/a sobre o tema. As análises evidenciaram que as crianças são expostas a um processo de generificação de seus corpos. A Educação Física escolar apresenta um ambiente permeado por desigualdades e hierarquias, as meninas frequentemente ocupam uma posição secundária e os meninos se apropriam das atividades. É necessário que as relações de gênero sejam trabalhadas na formação inicial em Educação Física para que os/as professores/as estejam capacitados/as para desenvolverem estratégias de equidade de gênero.

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Biografia do Autor

Juliana Jungs de Almeida, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Grupo de Estudos em Diversidade, Corpo e Gênero (GEDCG – UFSM).

Angelita Alice Jaeger, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Grupo de Estudos em Diversidade, Corpo e Gênero (GEDCG – UFSM).

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Publicado

2025-04-15

Como Citar

JUNGS DE ALMEIDA, Juliana; JAEGER, Angelita Alice. EXPLORANDO AS VIVÊNCIAS GENERIFICADAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DE STORYTELLING. Atos de Pesquisa em Educação, [S. l.], v. 20, p. e11463, 2025. DOI: 10.7867/1809-03542025e11463. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/11463. Acesso em: 21 abr. 2025.